É longa a tradição assistencial-repressiva no âmbito do atendimento à criança e ao adolescente, principalmente para aqueles em conflito com a lei. Dentre os desafios que se colocam para a mudança prática desse modelo, destaca-se:
- A) a divulgação da realidade e incentivo à discussão com toda sociedade a fim de internalizar amplamente os princípios e práticas compatíveis com a doutrina da proteção integral.
- B) a diminuição de quadros e recursos aplicados na área, em especial quando se trata do sistema de defesa, que conta já com um grande número de Varas, Promotorias e Defensorias Públicas especializadas.
- C) o conhecimento da realidade do sistema socioeducativo e da doutrina da proteção integral por parte das famílias, que, devido ao baixo grau de escolaridade não educam seus filhos adequadamente.
- D) a necessidade da redução da maioridade penal para que crianças e adolescentes possam ser incluído sem um sistema prisional mais eficaz.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) a divulgação da realidade e incentivo à discussão com toda sociedade a fim de internalizar amplamente os princípios e práticas compatíveis com a doutrina da proteção integral.
É longa a tradição assistencial-repressiva no âmbito do atendimento à criança e ao adolescente, principalmente para aqueles em conflito com a lei. Dentre os desafios que se colocam para a mudança prática desse modelo, destaca-se:
Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) apontou desafios para o programa da Secretaria Especial de Direitos Humanos em relação a reinserção do adolescente em conflito com a lei. Os desafios elencados constituem a análise das alternativas disponibilizadas, portanto, confira a refutação ou corroboração das assertivas, mediante documento do CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) em 2006.
a) a divulgação da realidade e incentivo à discussão com toda sociedade a fim de internalizar amplamente os princípios e práticas compatíveis com a doutrina da proteção integral.
CORRETA. Segundo o CONANDA (2006, p. 19):
“a divulgação da realidade e incentivo a discussão com toda sociedade a fim de internalizar amplamente os princípios e práticas compatíveis com a doutrina da proteção integral”
b) a diminuição de quadros e recursos aplicados na área, em especial quando se trata do sistema de defesa, que conta já com um grande número de Varas, Promotorias e Defensorias Públicas especializadas.
INCORRETA. De acordo com o CONANDA (2006, p. 19):
“a ampliação de quadros e recursos aplicados na área, em especial quando se trata do sistema de defesa, que conta ainda com um número insuficiente de Varas, Promotorias e Defensorias Públicas especializadas”
c) o conhecimento da realidade do sistema socioeducativo e da doutrina da proteção integral por parte das famílias, que, devido ao baixo grau de escolaridade não educam seus filhos adequadamente.
INCORRETA. Conforme o CONANDA (2006, p. 19):
“o conhecimento da realidade do sistema socioeducativo e da doutrina da proteção integral por parte dos atores do sistema”
d) a necessidade da redução da maioridade penal para que crianças e adolescentes possam ser incluído sem um sistema prisional mais eficaz.
INCORRETA. Para o CONANDA (2006, p. 19):
“A mudança de paradigma e a consolidação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ampliaram o compromisso e a responsabilidade do Estado e da Sociedade Civil por soluções eficientes, eficazes e efetivas para o sistema socioeducativo e asseguram aos adolescentes que infracionaram oportunidade de desenvolvimento e uma autêntica experiência de reconstrução de seu projeto de vida.”
______________
Fonte consultada:
BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE. Brasília: CONANDA, 2006.
Deixe um comentário