Pode-se considerar que a conduta desviante não tem seu foco apenas no sujeito e na organização dos seus traços de personalidade, mas é salientada e influenciada a partir da administração e socialização, ou seja:
- A) pela capacidade do sujeito se organizar a partir da identidade com os pares ou com os responsáveis pela manutenção de uma conduta convencional.
- B) pelas condições sociais e econômicas em que cada jovem é educado, pois esse aspecto é determinante no desenvolvimento psicossocial do indivíduo.
- C) por fatores epigenéticos e multifatoriais relacionados ao desenvolvimento neurológico e psicomotor de cada indivíduo.
- D) pela capacidade de cada indivíduo de coordenar as atividades sociais e educacionais, possibilitando que se tenha acesso a todas as informações necessárias para regular as condutas a partir de uma moral socialmente dada.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) pela capacidade do sujeito se organizar a partir da identidade com os pares ou com os responsáveis pela manutenção de uma conduta convencional.
Pode-se considerar que a conduta desviante não tem seu foco apenas no sujeito e na organização dos seus traços de personalidade, mas é salientada e influenciada a partir da administração e socialização, ou seja:
a) pela capacidade do sujeito se organizar a partir da identidade com os pares ou com os responsáveis pela manutenção de uma conduta convencional.
CORRETA. De acordo com Formiga & Cols. (2008):
“...pode-se inferir que a conduta desviante, seja ela anti-social, seja delitiva, não teria seu foco apenas no sujeito e na organização dos traços de personalidade, mas que essas condutas seriam salientadas e influenciadas a partir da administração e socialização que os traços da busca de sensação estivessem envolvidos nas relações de afiliação endogrupal, isto é, a capacidade com o sujeito se organiza a partir da identidade com os pares (colegas, vizinhos, etc.) ou com os responsáveis pela manutenção de uma conduta convencional (pais, professores, etc.).”
b) pelas condições sociais e econômicas em que cada jovem é educado, pois esse aspecto é determinante no desenvolvimento psicossocial do indivíduo.
INCORRETA. Note que conforme a literatura de Formiga & Cols. (2008) a conduta desviante não tem foco no sujeito, mas nas interações do indivíduo com os pares que compõe seu contexto.
c) por fatores epigenéticos e multifatoriais relacionados ao desenvolvimento neurológico e psicomotor de cada indivíduo.
INCORRETA. O mesmo erro da alternativa anterior foi reverberado pela letra “C”, condicionando a conduta desviante a uma perspectiva orgânica do sujeito.
d) pela capacidade de cada indivíduo de coordenar as atividades sociais e educacionais, possibilitando que se tenha acesso a todas as informações necessárias para regular as condutas a partir de uma moral socialmente dada.
INCORRETA. Reiterando: a conduta desviante não é analisada a partir de um fator isolado, mas com base na interação do indivíduo com os pares.
______________
Fonte consultada:
Formiga, Nilton Soares, Aguiar, Marcos, & Omar, Alicia. (2008). Busca de sensação e condutas anti-sociais e delitivas em jovens. Psicologia: Ciência e Profissão, 28(4), 668-681. https://doi.org/10.1590/S1414-98932008000400002
Deixe um comentário