Tendo em vista o conceito de clínica ampliada como uma clínica da subjetividade em contextos mais abrangentes que busca ampliar as possibilidades de si, a fim de heterogeneizar as formas dominantes com as quais os sujeitos se veem ou são vistos, pode-se afirmar sobre a atuação do psicológico nas instituições prisionais e socioeducativas, que:
- A) o foco permanece sendo a reabilitação e o alívio do sofrimento psíquico, independentemente do coeficiente de autonomia e autocuidado dos sujeitos.
- B) os meios de trabalho incluem apenas os profissionais especializados que estabelecem as fronteiras de atuação dos demais integrantes da equipe.
- C) a atuação deve incidir sobre as atividades estritamente psicoterapêuticas, que coloca a instituição prisional da centralidade do processo do trabalho técnico.
- D) o objeto de trabalho é a produção de subjetividade em qualquer contexto, seja ele individual, grupal, institucional ou comunitário.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) o objeto de trabalho é a produção de subjetividade em qualquer contexto, seja ele individual, grupal, institucional ou comunitário.
Tendo em vista o conceito de clínica ampliada como uma clínica da subjetividade em contextos mais abrangentes que busca ampliar as possibilidades de si, a fim de heterogeneizar as formas dominantes com as quais os sujeitos se veem ou são vistos, pode-se afirmar sobre a atuação do psicológico nas instituições prisionais e socioeducativas, que:
Segundo o documento “Atuação do psicólogo no sistema prisional” do Conselho Federal de Psicologia (2010, p.78) tem-se:
“...uma clínica ampliada que alargue o fazer psicológico nas instituições prisionais e socioeducativas, tendo como ponto de partida a redefinição, a largada do objeto do foco e dos meios de trabalhos clínicos. Objeto de trabalho não é mais o sujeito, mas a produção de subjetividade em qualquer contexto: individual, grupal, institucional ou comunitário”
a) o foco permanece sendo a reabilitação e o alívio do sofrimento psíquico, independentemente do coeficiente de autonomia e autocuidado dos sujeitos.
INCORRETA. Conforme o documento supracitado:
“O foco não é mais reabilitação, tampouco o alívio do sofrimento psíquico, mas o aumento do coeficiente de autonomia e autocuidado dos sujeitos. (2010, p.78)”
b) os meios de trabalho incluem apenas os profissionais especializados que estabelecem as fronteiras de atuação dos demais integrantes da equipe.
INCORRETA. Conforme a publicação do CFP (2010, p.78):
“Os meios de trabalho não incluem apenas os profissionais psi, mas a equipe interdisciplinar e os demais operadores do sistema: os agentes comunitários, o espaço urbano”
c) a atuação deve incidir sobre as atividades estritamente psicoterapêuticas, que coloca a instituição prisional da centralidade do processo do trabalho técnico.
INCORRETA. De acordo com o CFP (2010, p.78):
“...uma clínica que trabalha na invenção de dispositivo de ação para além das atividades psicoterapêuticas estrito senso, o que faz ainda mais sentido quando se incrementa o uso das penas alternativas à prisão e se tira a instituição prisional da centralidade do processo do trabalho técnico.”
d) o objeto de trabalho é a produção de subjetividade em qualquer contexto, seja ele individual, grupal, institucional ou comunitário.
CORRETA. Alternativa compatível com o objeto de trabalho da clínica ampliada segundo publicação especializada do CFP (2010), portanto, a afirmativa está CERTA.
_______________
Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia Atuação do psicólogo no sistema prisional / Conselho Federal de Psicologia. - Brasília: CFP, 2010.
Deixe um comentário