Ao receber as pessoas encaminhadas para serem avaliadas, por determinação judicial, o psicólogo percebeu que uma delas foi seu chefe na instituição onde trabalhou antes de ingressar no tribunal. O psicólogo:
- A) poderá realizar a avaliação psicológica, já que não existe mais vínculo com tal pessoa;
- B) poderá realizar a avaliação psicológica, caso não possua vínculos pessoais com tal pessoa;
- C) deverá realizar a avaliação psicológica, sob risco de descumprir a determinação judicial;
- D) não poderá realizar a avaliação psicológica, haja vista os vínculos pessoais ou profissionais poderem afetar o trabalho;
- E) não poderá realizar a avaliação psicológica, tendo em vista a relação hierárquica anterior entre ele e a pessoa.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) não poderá realizar a avaliação psicológica, haja vista os vínculos pessoais ou profissionais poderem afetar o trabalho;
Segundo a Resolução CFP 008/2010, que dispõe sobre a atuação do psicólogo como perito e assistente técnico no Poder Judiciário:
CONSIDERANDO que é vedado ao psicólogo ser perito, avaliador ou parecerista em situações nas quais seus vínculos pessoais ou profissionais, atuais ou anteriores, possam afetar a qualidade do trabalho a ser realizado ou a fidelidade aos resultados da avaliação
Análise das alternativas:
a) Incorreta. Não poderá realizar a avaliação, pois a resolução deixa claro que o psicólogo não deve ser avaliador em situações nas quais seus vínculos atuais ou ANTERIORES podem afetar o trabalho.
b) Incorreta. Não poderá realizar a avaliação, pois não só os vínculos pessoais, mas também os profissionais podem afetar o trabalho.
c) Incorreta. Não deverá realizar a avaliação. Isso não consta como descumprimento da determinação judicial, se for justificada tal ação.
d) Correta. O psicólogo não poderá realizar a avaliação psicológica, haja vista os vínculos pessoais ou profissionais poderem afetar o trabalho. Logo, esta será nossa resposta.
e) Incorreta. Não está em jogo a relação hierárquica. Mesmo se a pessoa encaminhada tivesse sido seu funcionário na instituição onde trabalhou, não poderia fazer a avaliação, pois o impedimento reside na existência de vínculo profissional anterior.
Fonte: http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2010/07/resolucao2010_008.pdf
Deixe um comentário