No conhecido livro “Vigiar e Punir”, Foucault reflete sobre a técnica do exame, que consistiria em uma tecnologia
- A) do poder soberano que invisibiliza, desterritorializa e militariza.
- B) do poder disciplinar que visibiliza, individualiza e normaliza.
- C) do poder disciplinar que singulariza, invisibiliza e pune.
- D) do poder fluido que controla, medicaliza e incita.
- E) do poder soberano que normaliza, cerimonializa e pune.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) do poder disciplinar que visibiliza, individualiza e normaliza.
Silveira (2005), ao discorrer sobre a obra de Foucault, afirma:
O exame combina as técnicas da hierarquia que vigia e as sanções que normalizam, configurando-se como um controle normalizante, uma vigilância que permite qualificar, classificar e punir, estabelecendo sobre os indivíduos uma visibilidade por meio da qual eles são diferenciados entre os demais e sancionados de acordo, no mais das vezes, com seu aprendizado. [...] constitui-se uma série de códigos de individualidade disciplinar que permitem transcrever e individualizar os traços dos indivíduos e também descrever o padrão e a normal de como todos devem agir. [...] O grande papel do exame, dentro das disciplinas, é dizer, é criar a verdade das pessoas que analisa, para, a partir daí, distribuí-las e organizá-las segundo suas aptidões.
Conforme trecho acima, podemos dizer que a técnica do exame consistiria em uma tecnologia do poder disciplinar que visibiliza, individualiza e normaliza.
As outras alternativas apresentam expressões parecidas com as corretas que podem causar confusão no candidato, porém nenhuma delas apresenta os três termos corretos e algumas tratam o exame como um poder soberano ou fluido ao invés de poder disciplinar.
Fonte: SILVEIRA, Rafael. Michel Foucault: poder e análise das organizações. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
Deixe um comentário