Sobre síndrome de alienação parental, assinale a alternativa correta.
- A) trata-se de uma síndrome que se desenvolve no ato e/ou após a separação do casal, inexistindo traços de comportamento alienante, em quaisquer dos cônjuges, anteriormente à separação.
- B) caracteriza-se por um conjunto de sintomas psicopatológicos do cônjuge alienante, que o leva a destruir sistematicamente os laços do(s) filho(s) com o genitor alienador, por meio de falsas promessas e da oferta de condições socioeconômicas superiores.
- C) trata-se de um jogo de manipulações feito por ambos os cônjuges perante o(s) filho(s) pequeno(s), cuja prevalência é maior, em termos de autoria, por parte dos homens relativamente às mulheres.
- D) consiste na elaboração lenta e cuidadosa de um quadro de mentiras do genitor guardião junto ao(s) filho(s), relativamente ao genitor que deixou o lar por ocasião da separação, visando especificamente impedir as visitas deste e o seu convívio com a prole.
- E) consiste em um processo de desconstrução da imagem de um dos cônjuges, que se concretiza por meio de estratégias diversificadas, porém convergentes, em torno de avaliações prejudiciais, negativas, desqualificadoras e injuriosas em relação ao outro genitor.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) consiste em um processo de desconstrução da imagem de um dos cônjuges, que se concretiza por meio de estratégias diversificadas, porém convergentes, em torno de avaliações prejudiciais, negativas, desqualificadoras e injuriosas em relação ao outro genitor.
Análise das alternativas:
a) Incorreta. Alguns traços de comportamento alienante já existem antes da separação, não sendo necessário que apareçam no ato ou logo após a separação do casal para que se caracterize a síndrome de alienação parental.
b) Incorreta. Na síndrome de alienação parental, o cônjuge alienador que é o autor da campanha denegritória. O cônjuge alienado é a vítima. Nem sempre estão presentes a oferta de condições socioeconômicas superiores, mas sim uma programação na forma de lavagem cerebral da criança contra o cônjuge alienado.
c) Incorreta. Não necessariamente a síndrome de alienação parental é provocada por ambos os cônjuges. Na verdade, é definida como um distúrbio da infância, não como um jogo de manipulações.
d) Incorreta. Não necessariamente o genitor guardião faz a vez do alienador e o genitor não guardião do alienado. O objetivo da programação do genitor alienador não é obrigatoriamente impedir as visitas e seu convívio com a prole, mas destruir o vínculo entre a criança e o genitor alienado.
e) Correta. Esta é a única alternativa coerente com a definição da síndrome de alienação parental, que consiste em um processo de desconstrução da imagem de um dos cônjuges, que se concretiza por meio de estratégias diversificadas, porém convergentes, em torno de avaliações prejudiciais, negativas, desqualificadoras e injuriosas em relação ao outro genitor. Portanto, esta será nossa resposta.
Fonte: https://fc243dbe-a-62cb3a1a-s-sites.googlegroups.com/site/alienacaoparental/textos-sobre-sap/Aliena%C3%A7%C3%A3oParental-RichardGardner.pdf?attachauth=ANoY7cqOPNK2l9yZyvloxxSz_1wwn8gERiVh3kU4BLryr7EuzWUaRjdsafQ8gPW4h75HNbVr8YzmowHGJjJtxrfJ1H_XgXhAiWz46H1y42f9AF2JVkbbY0uqNsptUirhgqg-_fbXEjy8nGpp1qcUUCKYRMlpdyO1cYtUIZ3Y7sex-Gqv4xqzZlATu-6g9Zp_KQpPVD3Ojl4w5Fy44AWKzpvDmsOObKp8r_4c7q8zdyU3uFw-Nz4EWPsSrsRoySmT5BL9XCn_0a6rrMfblxeGMXviOJPE9pXyaNa3tdSeIIHDERXUAYmrfMc%3D&attredirects=2
Deixe um comentário