Sobre abuso sexual, assinale a alternativa correta.
- A) Pais abusadores, tais quais os negligentes, não se interessam pela criança, chegando, muitas vezes, a negar sua existência.
- B) O atendimento psicoterapêutico a casos de abuso sexual dispensa o timing, uma vez que, pela sua gravidade, o assunto do abuso deve ser abordado desde o início da psicoterapia.
- C) Casos de abandonos de tratamento em situações de abuso sexual são atípicos, em vista da necessidade real da assistência, independentemente da condução por parte do terapeuta.
- D) Quando o abuso sexual é extrafamiliar, se a vítima conta com um ambiente que lhe dá suporte e crédito, a revelação da experiência vivida é facilitada.
- E) A retirada do pai abusador do ambiente familiar por via judicial gera sentimentos de alívio na vítima, sendo, por essa razão, recomendada na maior parte dos casos.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Quando o abuso sexual é extrafamiliar, se a vítima conta com um ambiente que lhe dá suporte e crédito, a revelação da experiência vivida é facilitada.
Análise das alternativas:
a) Incorreta. A relação entre os pais abusadores e seus filhos apresenta-se marcada pela hostilidade e com ausência de estabilidade e reciprocidade. Enquanto que pais negligentes não são nem afetivos nem exigentes, demonstrando pouco envolvimento com a tarefa de socialização da criança, não monitorando seu comportamento.
b) Incorreta. O atendimento psicoterapêutico a casos de abuso sexual não dispensa o timing. É necessário que o terapeuta faça o rapport para que se estabeleça uma relação de confiança, sem julgamento ou culpabilização a fim de que, assim, a revelação do abuso não seja traumática para a criança.
c) Incorreta. Casos de abandonos de tratamento em situações de abuso sexual não são atípicos.
d) Correta. Uma rede de apoio social é um conjunto de sistemas e pessoas que a criança entende como relacionamentos de apoio e tem início com o acolhimento da denúncia do abuso sexual. Quando o abuso sexual é extrafamiliar ou intrafamiliar, se a vítima conta com um ambiente que lhe dá suporte e crédito, a revelação da experiência vivida é facilitada. Logo, esta será nossa resposta.
e) Incorreta. Alguns autores são criteriosos em relação ao afastamento do pai do convívio da criança, exclusivamente, a partir de uma suspeita de abuso sexual, pois tal atitude pode ser considerada prematura, por conseguinte, prejudicial, não apenas à relação pai e filho, como também ao próprio processo de investigação.
Fonte:
http://www.revispsi.uerj.br/v9n1/artigos/html/v9n1a16.html
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2010000100009
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722003000300007
http://www.dst.uff.br/revista24-3-2012/6-Abuso_sexual_cronico.pdf
Deixe um comentário