Assinale a alternativa correta, sobre a Síndrome de Alienação Parental.
- A) Diz respeito a um transtorno psicológico em que o genitor denominado de cônjuge alienado constrói, juntamente com os filhos e mediante diferentes formas e estratégias de atuação, um quadro negativo a respeito da conduta do outro genitor, o cônjuge alienador.
- B) Trata-se de um transtorno psicológico caracterizado por um conjunto de sintomas pelos quais um genitor transforma a consciência de seus filhos, objetivando impedir, obstaculizar ou destruir seus vínculos com o outro genitor, sem que motivos reais justifiquem o fato.
- C) Refere-se a um processo de “programar” os filhos para que passem a odiar um de seus genitores sem justificativas, por meio de diferentes formas e estratégias que incluem avaliações prejudiciais e desqualificadoras e excluem denúncias de abuso sexual e/ou de maus tratos.
- D) Trata-se de um transtorno psicológico que leva o cônjuge alienado a tomar medidas judiciais contra o cônjuge alienador, utilizando os filhos nesse processo, por meio de estratégias múltiplas, dentre as quais se destaca a obstaculização do direito de visitas.
- E) Significa um conjunto de vivências autodestrutivas por parte do cônjuge alienado, decorrendo delas a necessidade de que os filhos fiquem impedidos de manter contato com o cônjuge alienador, em vista do risco que correriam, notadamente de sofrerem abuso sexual e/ou maus tratos.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Trata-se de um transtorno psicológico caracterizado por um conjunto de sintomas pelos quais um genitor transforma a consciência de seus filhos, objetivando impedir, obstaculizar ou destruir seus vínculos com o outro genitor, sem que motivos reais justifiquem o fato.
Segundo Trindade (2007),
a Síndrome de Alienação Parental é um transtorno psicológico que se caracteriza por um conjunto de sintomas pelos quais um genitor, denominado cônjuge alienador, transforma a consciência de seus filhos, mediante diferentes formas e estratégias de atuação, com o objetivo de impedir, obstaculizar ou destruir seus vínculos com o outro genitor, denominado cônjuge alienado, sem que existam motivos reais que justifiquem essa condição. Em outras palavras, consiste num processo de programar uma criança para que odeie um de seus genitores sem justificativa, de modo que a própria criança ingressa na trajetória de desmoralização desse mesmo genitor.
Análise das alternativas:
a) Incorreta. O erro da afirmação consiste no uso incorreto das expressões "alienador" e "alienado". O cônjuge autor da alienação é o alienador, já a vítima da alienação é o alienado.
b) Correta. Conforme trecho exposto acima, constatamos que este item apresenta a definição certa de Síndrome de Alienação Parental, por isso, será nossa resposta.
c) Incorreta. O erro está em dizer que as estratégias utilizadas na alienação parental excluem denúncias de abuso sexual e/ou maus tratos.
d) Incorreta. A Síndrome de Alienação Parental leva o cônjuge alienador (autor) a tomar medidas judiciais contra o cônjuge alienado (vítima).
e) Incorreta. A descrição não condiz com à Síndrome de Alienação Parental. Um dos motivos é por fazer uma confusão no uso das denominações: cônjuge alienador e cônjuge alienado.
Fonte:
MARINHO, Lídia. A responsabilidade civil por danos morais na síndrome de alienação parental. Monografia. Vitória da Conquista, 2014.
TRINDADE, Jorge. Incesto e alienação parental: realidades que a justiça insiste em não ver. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.
Deixe um comentário