Com relação ao trabalho do psicólogo no âmbito jurídico, julgue o item a seguir.
Em casos de delinquência, é fundamental que o psicólogo atenda, em um momento, o paciente e, em outro momento, a família, a fim de que possam ser construídas intervenções pontuais direcionadas ao paciente que é foco do problema familiar.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Errado
Gabarito: item errado
Errado. Um bom relacionamento familiar é um fator de proteção para a delinquência, e uma terapia familiar, com todos os membros presentes, pode melhorar a qualidade do relacionamento da família. Assim, dependendo do contexto e das circunstâncias, pode ser interessante que o psicólogo atenda o paciente e a família ao mesmo tempo. Não há essa necessidade categórica de que haja essa separação.
“Marvel et al. (2009) e Tolou-Shams, Hadley, Conrad e Brown (2011) orientam que devem se realizar acompanhamentos tanto dos pais, como entre os pais e os filhos, investindo na comunicação entre eles. Os estudos apontam que essa intervenção tem sido bem sucedida na redução tanto da delinquência como na do uso de substâncias psicoativas pelos adolescentes. Vale ressaltar que Marvel et al. (2009) defendem um método específico para melhorar e fortalecer essa comunicação da família, tentando incrementar, principalmente, a qualidade das relações: a Terapia Familiar Multidimensional (MDFT), salientando que esse método de intervenção demonstra resultados importantes.
Os achados do estudo de Bui (2009) confirmam, por meio de uma investigação junto a uma amostra representativa de estudantes dos Estados Unidos, com idade entre 12 e 21 anos, a importância do bom relacionamento familiar, bem como de um forte vínculo escolar, enquanto fatores de prevenção da delinquência, pois quanto mais fortes forem esses vinculos, e menos frequentes e intensos os conflitos entre pais-filhos, menores serão as chances de um adolescente cometer ato infracional.”
Fonte: A regulação da conduta delituosa pela família. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-18122012-165136/publico/MARINA.pdf
Deixe um comentário