Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre a atuação do psicólogo nos casos de adoção, julgue as alternativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F):

 

I. No andamento do trâmite legal serão realizados os trabalhos técnicos responsáveis pelos estudos psicossociais das famílias e das crianças, serão realizadas investigações com respaldo no Estatuto da Criança e do Adolescente que visa proteger e garantir os direitos fundamentais da criança e do adolescente.

 

II. Os profissionais avaliam e emitem pareceres e relatórios técnicos que indicam positivamente ou não a adoção, buscando sempre a satisfação das necessidades do requerente.

 

III. A intervenção da psicologia jurídica no direito de família, especialmente na adoção visa atender às necessidades biopsicossociais das crianças e adolescentes, analisando os aspectos de adaptação, aceitação, integração da criança dentro da família em relação aos filhos bio lógicos e demais familiares, na reconstrução de sua nova história familiar.

 

Assinale a alternativa que contem a sequência correta:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) V, F, V.

Gabarito Letra D

Sobre a atuação do psicólogo nos casos de adoção, julgue as alternativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F):

 

I. No andamento do trâmite legal serão realizados os trabalhos técnicos responsáveis pelos estudos psicossociais das famílias e das crianças, serão realizadas investigações com respaldo no Estatuto da Criança e do Adolescente que visa proteger e garantir os direitos fundamentais da criança e do adolescente.

Verdadeiro!

“Durante o andamento do trâmite legal serão realizados os trabalhos técnicos responsáveis pelos estudos psicossociais das famílias e das crianças, serão realizadas investigações com respaldo no Estatuto da Criança e do Adolescente (art.50, §1º) que visa proteger e garantir os direitos fundamentais  da criança e do adolescente. Os profissionais avaliam e emitem pareceres e relatórios técnicos que indicam positivamente ou não a adoção, buscando sempre a satisfação das necessidades do adotado.”

 

II. Os profissionais avaliam e emitem pareceres e relatórios técnicos que indicam positivamente ou não a adoção, buscando sempre a satisfação das necessidades do requerente.

Falso.  Os profissionais devem sempre procurar o melhor interesse da criança/adolescente.

 

III. A intervenção da psicologia jurídica no direito de família, especialmente na adoção visa atender às necessidades biopsicossociais das crianças e adolescentes, analisando os aspectos de adaptação, aceitação, integração da criança dentro da família em relação aos filhos bio lógicos e demais familiares, na reconstrução de sua nova história familiar.

Verdadeiro! Veja:

“A intervenção da psicologia jurídica no direito de família, especialmente na adoção, vai além das preocupações de moradia digna, alimentação, escola e saúde. Na verdade, visa atender às necessidades biopsicossociais das crianças e adolescentes, analisando os aspectos de adaptação, aceitação, integração da criança dentro da família em relação aos filhos biológicos e demais familiares, na reconstrução de sua nova história familiar. É preciso, ainda, lembrar que “antes de uma história de adoção existe uma história de abandono”. A situação de abandono das famílias originárias, o desamparo e o grande  sofrimento físico e psíquico das crianças e adolescentes, o motivo das adoções, as características da família adotiva, seus anseios, medos, dificuldades e vulnerabilidade são aspectos que precisam ser trabalhados antes e durante o processo. A psicologia permite uma análise sobre a importância de métodos do psicólogo, em especial a escuta, para o atendimento das famílias e das crianças, podendo gerar mudanças significativas em suas vidas. Objetivando defender os interesses e os direitos do adotado numa tentativa de restituir dos danos até então sofridos, com o estabelecimento de uma relação familiar estável e benéfica.”

 

Assim, a sequência correta é VFV

Nosso gabarito é Letra D

 

Fonte: Os reflexos para a criança da dissolução do vínculo de filiação formado no processo adotivo sob o enfoque psicológico. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/29183/os-reflexos-para-a-crianca-da-dissolucao-do-vinculo-de-filiacao-formado-no-processo-adotivo-sob-o-enfoque-psicologico

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *