O psicólogo dentre outros profissionais desenvolve um trabalho relevante para o juizado cível, especialmente nos processos de guarda, adoção e interdição. Sobre a psicologia jurídica, assinale a alternativa incorreta:
- A) através de um estudo psicológico criterioso fornecem uma avaliação importante que deve ser considerada no momento da decisão judicial.
- B) o psicólogo jurídico atua fazendo ava liações psicológicas, perícias, orientações, acompanhamento, porém sem contribuir para políticas preventivas.
- C) o estudo psicológico ajuda a evitar erros que trazem grande sofrimento e grandes transtornos para serem revertidos, o acompanhamento psicológico toma mais tranqüilo e seguro os processos em questão.
- D) a psicologia jurídica é uma ciência autônoma e produz conhecimento que se relaciona com o conhecimento produzido pelo direito, o que possibilita que haja uma interação, um diálogo entre essas ciências.
- E) as duas atuações de destaque da psicologia jurídica no direito de família são a perícia psicológica e a de assistente técnico.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) o psicólogo jurídico atua fazendo ava liações psicológicas, perícias, orientações, acompanhamento, porém sem contribuir para políticas preventivas.
Gabarito Letra B
O psicólogo dentre outros profissionais desenvolve um trabalho relevante para o juizado cível, especialmente nos processos de guarda, adoção e interdição. Sobre a psicologia jurídica, assinale a alternativa incorreta:
a) através de um estudo psicológico criterioso fornecem uma avaliação importante que deve ser considerada no momento da decisão judicial.
Certo!
“O trabalho do psicólogo é relevante para o juizado cível, especialmente nos processos de guarda, adoção e interdição. A avaliação psicológica criteriosa fornece dados importantes que devem ser considerados no momento da decisão judicial. Este trabalho, além, de detectar o que não é explicitado ou mesmo disfarçado pelas famílias ou pessoas envolvidas no processo, ajuda a evitar erros que trazem grande sofrimento para a criança e grandes transtornos difíceis de serem revertidos. O acompanhamento psicológico nas questões judiciais torna mais tranquilos e seguros os processos em questão.”
b) o psicólogo jurídico atua fazendo ava liações psicológicas, perícias, orientações, acompanhamento, porém sem contribuir para políticas preventivas.
Errado. O psicólogo jurídico deve, sim, contribuir para políticas preventivas.
c) o estudo psicológico ajuda a evitar erros que trazem grande sofrimento e grandes transtornos para serem revertidos, o acompanhamento psicológico toma mais tranqüilo e seguro os processos em questão.
Certo! Essa informação também está no trecho apresentado na letra A.
d) a psicologia jurídica é uma ciência autônoma e produz conhecimento que se relaciona com o conhecimento produzido pelo direito, o que possibilita que haja uma interação, um diálogo entre essas ciências.
Certo! Veja:
“A outra forma de relação entre Psicologia Jurídica e Direito, de acordo com Popolo (1996), é a complementaridade. A Psicologia Jurídica como ciência autônoma, produz conhecimento que se relaciona com o conhecimento produzido pelo Direito, incorrendo numa interseção. Portanto há um diálogo, uma interação, bem como haverá diálogo com outros saberes como da Sociologia, Criminologia, entre outros.”
e) as duas atuações de destaque da psicologia jurídica no direito de família são a perícia psicológica e a de assistente técnico.
Certo! Veja:
“As duas atuações de destaque da psicologia jurídica no direito de família são a perícia psicológica e a de assistente técnico. A perícia psicológica é importante para a compreensão da dinâmica familiar e da comunicação verbal e não-verbal de cada um dos indivíduos.
Nosso gabarito é Letra B.
Fonte: França, Fátima. (2004). Reflexões sobre psicologia jurídica e seu panorama no Brasil. Psicologia: teoria e prática, 6(1), 73-80.
Deixe um comentário