A perícia psicológica da avaliação de danos é considerada
- A) uma síntese da situação contendo a anamnese e o prognóstico do caso, capaz de sensibilizar os jurados nos casos que são levados a júri.
- B) uma avaliação projetiva da personalidade dos envolvidos, usada para o enquadramento das partes exclusivamente nos parâmetros do DSM-IV.
- C) um parecer apresentado à equipe interdisciplinar.
- D) uma prova técnica, legalmente produzida, capaz de demonstrar fatos e levar ao convencimento o julgador.
- E) uma prova de natureza psicossocial construída com os limites técnicos e éticos de cada esfera profissional.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) uma prova técnica, legalmente produzida, capaz de demonstrar fatos e levar ao convencimento o julgador.
Gabarito Letra D
A perícia psicológica da avaliação de danos é considerada
a) uma síntese da situação contendo a anamnese e o prognóstico do caso, capaz de sensibilizar os jurados nos casos que são levados a júri.
Errado. A perícia não tem como objetivo sensibilizar jurados, nem apresentar anamnese de um caso.
b) uma avaliação projetiva da personalidade dos envolvidos, usada para o enquadramento das partes exclusivamente nos parâmetros do DSM-IV.
Errado. Perícia não é uma avaliação projetiva, e avaliações projetivas não enquadram os avaliados exclusivamente em parâmetros dos manuais diagnósticos.
c) um parecer apresentado à equipe interdisciplinar.
Errado. Perícia e parecer não são sinônimos.
d) uma prova técnica, legalmente produzida, capaz de demonstrar fatos e levar ao convencimento o julgador.
Certo! Toda perícia é uma prova técnica legalmente produzida.
“Nas relações com a Justiça, a perícia é um meio de demonstrar evidências de danos relacionados às condições de trabalho, dado que a perícia é uma prova técnica, e segundo os meios de prova propriamente ditos, levam a concluir que toda prova, moral e legalmente produzida, é hábil para levar à verdade dos fatos, a ser interpretada pelo julgador dentro dos limites da sua consciência, num conjunto probatório, desde que devidamente motivado o seu entendimento. Nesse contexto, tem caráter de vistoria, pois uma das condições necessárias à perícia psicológica do trabalho é a avaliação do nexo (relações de determinação) entre as condições de trabalho (exigências, cargas, riscos) e comprometimento nos processos psicológicos (alterações perceptivas, cognitivas e afetivas).”
e) uma prova de natureza psicossocial construída com os limites técnicos e éticos de cada esfera profissional.
Errado. Perícia é uma prova de natureza técnica.
Nosso gabarito é Letra D
Fonte: Cruz, Roberto Moraes, & Maciel, Saidy Karolin. (2005). Perícia de danos psicológicos em acidentes de trabalho. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 5(2), 120-129.
Deixe um comentário