Em relação à síndrome da alienação parental (SAP), considere as seguintes afirmativas:
1. A síndrome da alienação parental (SAP) foi descrita pelo psiquiatra norte-americano Richard Gardner como um distúrbio infantil que acometeria envolvidos em situações de disputa de guarda entre pais.
2. A SAP seria, segundo Gardner, induzida pelo genitor nomeado de alienador, em geral a mãe, já que na maioria dos casos é ela quem detém a guarda dos filhos.
3. Ao contrário dos Estados Unidos, não há lei no Brasil que reconheça a síndrome da alienação parental como justificativa para ações legais especiais.
4. Segundo Gardner, em casos severos de SAP, os progenitores seriam portadoras de algum distúrbio ou transtorno de personalidade.
Assinale a alternativa correta.
- A) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
- B) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
- C) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
- D) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
Análise dos itens incorretos:
1. A síndrome da alienação parental (SAP) foi descrita pelo psiquiatra norte-americano Richard Gardner como um distúrbio infantil que acometeria envolvidos em situações de disputa de guarda entre pais. CORRETO.
2. A SAP seria, segundo Gardner, induzida pelo genitor nomeado de alienador, em geral a mãe, já que na maioria dos casos é ela quem detém a guarda dos filhos. CORRETO.
3. Ao contrário dos Estados Unidos, não há lei no Brasil que reconheça a síndrome da alienação parental como justificativa para ações legais especiais. INCORRETO.
No Brasil, existe lei que dispõe sobre alienação parental: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12318.htm
4. Segundo Gardner, em casos severos de SAP, os progenitores seriam portadores de algum distúrbio ou transtorno de personalidade. CORRETO.
Estão corretas as afirmativas 1, 2 e 4.
Deixe um comentário