Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O trabalho técnico do psicólogo junto às instituições de Justiça foi tema na I Mostra Nacional de Práticas em Psicologia e suas atividades foram organizadas em alguns campos. A atuação do psicólogo jurídico no campo da violência doméstica, atendendo mulheres maltratadas e vítimas de abuso sexual inclui-se na Psicologia Jurídica e

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Vitimologia.

A Psicologia Jurídica está subdividida da seguinte forma:

• 

Psicologia Jurídica e o Menor:  pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, a criança passa a ser considerada sujeito de direitos. Muda-se o enfoque da criança estigmatizada por toda a significação representada pelo termo “menor”. Em virtude disso, denominamos assim este setor da Psicologia Jurídica e as questões da Infância e Juventude.

• 

Psicologia Jurídica e o Direito de Família: separação, disputa de guarda, regulamentação de visitas, destituição do pátrio poder. Neste setor, o psicólogo atua, designado pelo juiz, como perito oficial. Além disso, pode surgir a figura do assistente técnico, psicólogo contratado por uma das partes, cuja principal função é acompanhar o trabalho do perito oficial.

• 

Psicologia Jurídica e Direito Cível: casos de interdição, indenizações, entre outras ocorrências cíveis.

• 

Psicologia Jurídica do Trabalho: acidentes de trabalho, indenizações.

• 

Psicologia Jurídica e o Direito Penal (fase processual): exames de corpo de delito, de esperma, de insanidade mental, entre outros procedimentos.

• 

Psicologia Judicial ou do Testemunho, Jurado: é o estudo dos testemunhos nos processos criminais, de acidentes ou acontecimentos cotidianos.

• 

Psicologia Penitenciária (fase de execução): execução das penas restritivas de liberdade e restritivas de direito.

• 

Psicologia Policial e das Forças Armadas: o psicólogo jurídico atua na seleção e formação geral ou específica de pessoal das polícias civil, militar e do exército.

• 

Vitimologia: busca-se a atenção à vítima. Existem programas de atendimentos a vítimas de violência doméstica. Busca-se o estudo, a intervenção no processo de vitimização, a criação de medidas preventivas e a “atenção integral centrada nos âmbitos psico-socio-jurídicos” (Colegio de Psicólogos de España, 1998).

• 

Mediação: trata-se de uma forma inovadora de fazer justiça. As partes são as responsáveis pela solução do conflito com ajuda de um terceiro imparcial que atuará como mediador. 

 


Conforme trecho destacado acima, constatamos que a atuação do psicólogo jurídico no campo da violência doméstica, atendendo mulheres maltratadas e vítimas de abuso sexual inclui-se na Psicologia Jurídica e na Vitimologia.

 

O restante das alternativas cita outras formas de psicologia jurídica, cujas descrições não condizem com o que foi referido pela questão.

 


 

Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1516-36872004000100006&script=sci_arttext

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *