A mediação integra as ADRs (alternativas de solução ou de condução de conflitos e disputas) e pode ser utilizada em qualquer tipo de conflito se guardadas as condições de voluntariedade, capacidade de compreensão e
- A) desequilíbrio amoroso entre as partes.
- B) desequilíbrio de poder entre as partes.
- C) equilíbrio amoroso entre as partes.
- D) equilíbrio de poder entre as partes.
- E) ausência de labilidade entre as partes.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) equilíbrio de poder entre as partes.
Malvina Muszkat explica que:
"A mediação se define como um método de condução de conflitos e disputas que faz uso de uma terceira parte (treinada). 'Método' se refere ao caminho pelo qual se chega a um resultado, o modo de proceder, ou seja, delimita o formal ou processual: como fazer, independentemente, ou com ajustes mínimos. Como método, pode ser usada em qualquer tipo de conflito, guardadas as condições mínimas de voluntariedade, capacidade de compreensão e equilíbrio de poder entre as partes envolvidas. Mediam-se empresas em disputas, casais, vizinhos, professor e aluno, patrão e empregado, fazendo uso de estratégias semelhantes, segundo um procedimento mais ou menos padrão."
Análise das alternativas:
a) Incorreta. Não pode haver desequilíbrio entre as partes, além disso, o adjetivo 'amoroso' não é adequado. Em uma mediação entre empresa e empregado, por exemplo, não há amor envolvido.
b) Incorreta. Deve haver equilíbrio de poder, não desequilíbrio de poder.
c) Incorreta. Como dito na justificativa da alternativa A, o equilíbrio amoroso não é desejável para todos os tipos de conflito, por exemplo, entre patrão e empregado, em que não existe relação amorosa.
d) Correta. Além de voluntariedade e capacidade de compreensão, o equilíbrio de poder entre as partes é um aspecto essencial em qualquer método de mediação de conflitos.
e) Incorreta. Ausência de labilidade emocional refere-se à ausência de instabilidade emocional. Em uma mediação de conflitos, não necessariamente, as partes estarão com as emoções estabilizadas. Apesar de desejável, não é um aspecto obrigatório para o processo.
Fonte: Muszkat, M.E. Mediação de conflitos: pacificando e prevenindo a violência. São Paulo: Summus, 2003.
Deixe um comentário