Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A psicologia forense é a psicologia aplicada ao campo da prática judicial e, como tal, constitui-se em uma das áreas de estudo resultante das relações entre a psicologia e a lei. Nessa área, a avaliação realizada pelo psicológico assume diversas formas, a partir de estratégias diferenciadas para obtenção dos dados, de forma a garantir uma maior confiabilidade dos mesmos.

Em relação aos diversos papéis que um psicólogo pode desempenhar junto ao pedido de uma avaliação forense, é INCORRETO afirmar:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) como expertise, em casos similares, em função do desempenho oficial.

Gabarito: Letra D

Em relação aos diversos papéis que um psicólogo pode desempenhar junto ao pedido de uma avaliação forense, é INCORRETO afirmar:

 

Essa afirmativa foi retirada do livro “Psicodiagnóstico V”:

“O papel do psicólogo junto ao pedido de uma avaliação forense pode se dar: a) como perito oficial, quando designado pelo juiz no decorrer do processo, b) em função de seu desempenho profissional em uma instituição pública; ou, c) a pedido de uma das partes litigantes, quando é conhecido como perito assistente. As avaliações podem ser realizadas por um ou por vários psicólogos, bem como podem ser feitas em conjunto com outros técnicos de especialidades diversas (médicos especialistas, assistente social). Existe, ainda, a possibilidade do laudo ser emitido por uma entidade, mas sempre com a identificação dos profissionais envolvidos. Quanto à jurisdição da perícia, esta pode estar relacionada à área cível, penal, do trabalho ou administrativa. A metodologia para a realização da perícia pode variar de acordo com cada profissional e em função da demanda a ser investigada. Porém, Espada (1986) adaptou alguns passos básicos propostos originariamente por Blau, no sentido de orientar a prática do psicólogo. Esses passos são apresentados aqui, na medida em que parecem viáveis em nosso meio.”


a)  como perito oficial designado pelo juiz no decorrer do processo.
b)  como perito assistente a pedido de uma das partes litigantes.
c)  como profissional especialista em uma instituição pública
d)  como expertise, em casos similares, em função do desempenho oficial.

 

Nosso gabarito é Letra D

 

Fonte: Psicodiagnóstico-V [recurso eletrônico] / Jurema Alcides Cunha ... [et al.]. – 5. ed. rev. e ampl. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2007.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *