Um recurso alternativo utilizado em situações de litígio para solucionar ou prevenir a disputa judicial é a chamada mediação. A mediação tem por objetivo:
- A) o solucionamento rápido do litígio, encaminhando o processo civil diretamente para a decisão do juiz.
- B) evitar a revitimização de crianças vítimas de violência, colhendo um único depoimento com intermediação do psicólogo.
- C) a restauração do diálogo entre as partes, restabelecendo o relacionamento amistoso em busca de uma solução consensual.
- D) a amenização de conflitos entre curador e curatelado, trabalhando com o interdito a sua condições de incapacidade civil.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) a restauração do diálogo entre as partes, restabelecendo o relacionamento amistoso em busca de uma solução consensual.
Gabarito: Letra C
a) o solucionamento rápido do litígio, encaminhando o processo civil diretamente para a decisão do juiz.
b) evitar a revitimização de crianças vítimas de violência, colhendo um único depoimento com intermediação do psicólogo.
c) a restauração do diálogo entre as partes, restabelecendo o relacionamento amistoso em busca de uma solução consensual.
d) a amenização de conflitos entre curador e curatelado, trabalhando com o interdito a sua condições de incapacidade civil.
O objetivo principal da mediação é restaurar o diálogo:
“A mediação pode ser utilizada para qualquer tipo de litígio decorrente de relações de direito civil, inclusive direito da família. Se existe uma área do direito onde a mediação obtém excelentes resultados, sendo sempre preferida ao invés da disputa judicial, é o direito de família, principalmente para litígio envolvendo filhos.
É um processo confidencial e voluntário, no qual a autoria das decisões negociadas cabe às partes envolvidas. Diferente da resolução judicial, onde a decisão fica transferida a um juiz, na Mediação, as partes se mantém autoras de suas próprias soluções e decisões.
A Mediação objetiva a restauração do diálogo e a manutenção do futuro relacionamento, restabelecendo o relacionamento amistoso e estimulando a percepção da necessidade de um bom acordo.
As partes envolvidas no processo de mediação, devem se predispor a participar na busca consensual de acordo, independente de ser melhor para um ou para outro. Deve ser o melhor para ambos.
A mediação é um processo informal e por isto implica em baixo risco para as partes, que podem retornar ao processo judicial a qualquer momento. As partes continuam sempre no controle dos seus impasses, podendo encerrar a mediação em qualquer momento, retornando ao estado anterior ao seu inicio, sem nenhum prejuízo.”
Nosso gabarito é Letra C
Deixe um comentário