A Psicologia Jurídica tem interesse particular no Transtorno de Personalidade Antissocial. Este transtorno também pode ser denominado de Psicopatia, Sociopatia, Transtorno de Caráter, Transtorno Sociopático, Transtorno Dissocial. Qual opção abaixo não está correta?
- A) O termo psicopatia foi cunhado inicialmente por Kraepelin em 1904.
- B) O DSM IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders) introduz o conceito de Transtorno da Personalidade Antissocial, sob o número 301.7.
- C) A característica essencial do Transtorno de Personalidade Antissocial é o padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos dos outros.
- D) O Transtorno de Personalidade Antissocial não se enquadra na categoria de portador de doença mental.
- E) Os processos mentais responsáveis pelas funções da sociabilidade se estruturam de forma adequada nos indivíduo que apresentam Transtornos da Personalidade Antissocial. Os criminosos comuns desejam riqueza, enquanto que os psicopatas manifestam gosto pela crueldade fortuita.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Os processos mentais responsáveis pelas funções da sociabilidade se estruturam de forma adequada nos indivíduo que apresentam Transtornos da Personalidade Antissocial. Os criminosos comuns desejam riqueza, enquanto que os psicopatas manifestam gosto pela crueldade fortuita.
Gabarito Letra E
A Psicologia Jurídica tem interesse particular no Transtorno de Personalidade Antissocial. Este transtorno também pode ser denominado de Psicopatia, Sociopatia, Transtorno de Caráter, Transtorno Sociopático, Transtorno Dissocial. Qual opção abaixo não está correta?
a) O termo psicopatia foi cunhado inicialmente por Kraepelin em 1904.
Certo! Veja:
“Fiorelli e Mangini (2012), citam que, o termo psicopatia foi criado inicialmente por Kraepelin (1856-1925), em 1904: “possuem personalidade psicopática aqueles que não se adaptam à sociedade e sentem necessidade de serem diferentes”. Já em 1995, o DSM IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders), introduz o conceito da seguinte forma: 301.7 Transtorno da Personalidade Antissocial Característica essencial: padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos dos outros, que inicia na infância ou começo da adolescência e continua na idade adulta. Sinônimos: psicopatia, sociopatia ou transtorno da personalidade dissocial.”
b) O DSM IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders) introduz o conceito de Transtorno da Personalidade Antissocial, sob o número 301.7.
Certo! Essa informação também está no trecho apresentado na afirmativa anterior.
c) A característica essencial do Transtorno de Personalidade Antissocial é o padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos dos outros.
Certo! Essa é a definição de transtorno de personalidade antissocial do DSM IV. O DSM V tira a palavra “invasivo” da descrição.
d) O Transtorno de Personalidade Antissocial não se enquadra na categoria de portador de doença mental.
Certo! Apesar de não poder ser considerado uma “pessoa normal”, o indivíduo com personalidade antissocial também não pode ser considerado portador de doença mental.
“Deste modo, a lei penal brasileira apresenta-se ineficaz, pois, o sujeito psicopata não pode ser considerado uma pessoa normal, nem mesmo portador de uma doença mental. Vale ressaltar que, os psicopatas são dissimulados e demonstram uma aparência totalmente diferente com a verdadeira personalidade antissocial que possuem, haja vista, que desta forma, conseguem com facilidade, manipular todos a sua volta, inclusive os detentos e convencer até o diretor do estabelecimento prisional que se comportam bem durante o cumprimento da pena.”
e) Os processos mentais responsáveis pelas funções da sociabilidade se estruturam de forma adequada nos indivíduo que apresentam Transtornos da Personalidade Antissocial. Os criminosos comuns desejam riqueza, enquanto que os psicopatas manifestam gosto pela crueldade fortuita.
Errado. Esses processos mentais não se estruturam de forma adequada nos indivíduos com personalidade antissocial.
Nosso gabarito é Letra E
Fonte: Psicopatas Homicidas E As Sanções Penais A Eles Aplicadas Na Atual Justiça Brasileira. Disponível em: https://www.fag.edu.br/mvc/assets/pdfs/anais-2017/KATIA%20CRISTINA%20DA%20SILVA%[email protected]
Deixe um comentário