A mediação de conflitos
- A) busca fazer com que as pessoas cumpram as normas impostas, já que as relações se baseiam na desigualdade entre os gêneros, entre pais e filhos e outras.
- B) é uma técnica extrajudicial para resolver conflitos, excluindo, no entanto, as situações que envolvam família e filhos.
- C) apoia-se nos paradigmas das ciências contemporâneas e, ao invés de trabalhar com verdades absolutas, tem o objetivo de aceitar a complexidade dos fenômenos interpessoais.
- D) valoriza aquele que é mais forte e com condições de melhor se impor na lógica adversarial, tendo como objetivo sempre eliminar a presença do Judiciário, já que a homologação dos acordos mediados é dispensável.
- E) não pode ser usada pelo Poder Judiciário pois não garante o sigilo entre os mediados e nem o manuseio dos conflitos de forma a contribuir para a superação das diferenças.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) apoia-se nos paradigmas das ciências contemporâneas e, ao invés de trabalhar com verdades absolutas, tem o objetivo de aceitar a complexidade dos fenômenos interpessoais.
Análise das alternativas:
a) Incorreta. Não é objetivo da mediação fazer com que as pessoas cumpram as normas impostas. A mediação é um método de resolução de conflitos em que um terceiro independente e imparcial coordena reuniões conjuntas ou separadas com as partes envolvidas em conflito.
b) Incorreta. A primeira parte da afirmação está correta: é uma técnica extrajudicial para resolver conflitos, porém a mediação não exclui as situações que envolvam família e filhos. A mediação familiar busca identificar as reais necessidades do casal e de seus filhos no momento da separação, caracterizando-se por um processo breve visando a solucionar amigavelmente a ruptura conjugal e a reorganização da vida familiar após a separação.
c) Correta. A mediação de conflitos apoia-se nos paradigmas das ciências contemporâneas e, ao invés de trabalhar com verdades absolutas, tem o objetivo de aceitar a complexidade dos fenômenos interpessoais. Logo, esta será nossa resposta.
d) Incorreta. Na mediação de conflitos, pretende-se a quebra do paradigma adversarial, de maneira que as partes deixem de lado a postura de adversários, trabalhando em conjunto, sendo o acordo consequência da real comunicação entre elas.
e) Incorreta. A mediação de conflitos pode e deve ser utilizada pelo Poder Judiciário. A mediação, quando frutífera, gera um termo de acordo, que contém os elementos definidos pelos cidadãos participantes e as responsabilidades de cada um para a condução da situação após a intervenção. Esse termo será publicado no processo, porém as informações trazidas não são divulgadas na sua totalidade, pois deve-se respeitar o sigilo profissional.
Conferir: http://www.defensoria.sp.gov.br/dpesp/repositorio/0/documentos/cam/Composi%C3%A7%C3%A3o%20Extrajudicial%20de%20Conflitos.pdf
Deixe um comentário