Embora não se possa determinar com precisão o impacto que a violência vai produzir sobre uma criança, sabe-se que depende de um conjunto de circunstâncias. A maioria dos estudos sobre o tema identifica que alguns desses efeitos dependem
- A) da própria natureza da violência; das características da criança; da natureza da relação entre agressor e vítima e da resposta social à violência sofrida.
- B) se a criança tem maior ou menor acesso à rede mundial de computadores; se é praticada dentro ou fora do espaço familiar e se o agressor é portador de transtorno de ansiedade.
- C) da região onde reside a vítima; do grau de escolaridade e se o agressor é portador de psicopatia.
- D) da própria natureza da violência; das possíveis tentativas de suicídio anteriormente praticadas pela vítima e da resposta social à violência sofrida.
- E) se a criança é adotiva; se a família é usuária de drogas e se o agressor é portador de transtorno na esfera cognitiva.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) da própria natureza da violência; das características da criança; da natureza da relação entre agressor e vítima e da resposta social à violência sofrida.
Análise das alternativas:
a) Correta. A maioria dos estudos sobre o tema identifica que alguns desses efeitos dependem da própria natureza da violência; das características da criança; da natureza da relação entre agressor e vítima e da resposta social à violência sofrida.
b) Incorreta. Maior ou menor acesso à rede mundial de computadores não influencia nos efeitos da violência sobre a criança. Só por essa afirmação já conseguimos eliminá-la.
c) Incorreta. Região onde reside a vítima também não é um fator mencionado como associado ao impacto da violência sobre a criança.
d) Incorreta. Aqui foram mencionados dois fatores que interferem no impacto da violência: a própria natureza da violência e a resposta social à violência sofrida. Porém as possíveis tentativas de suicídio anteriormente praticadas pela vítima não são fatores considerados.
e) Incorreta. Nenhum dos fatores citados foram especificamente associados ao impacto da violência sobre a criança.
Fonte: GONÇALVES, H.S. Violência contra a Criança e o adolescente. In. BRANDÃO, E.P.; GONÇALVES, H.S. Psicologia Jurídica no Brasil. Rio de Janeiro: NAU, 2004.
Deixe um comentário