No modelo proposto por John M. Haynes e Marilene Marodin, o processo global de mediação inclui nove estágios. O estágio em que as posições são traduzidas em interesses, faz com que os participantes estejam prontos para selecionar as opções mais benéficas e menos onerosas a cada um, isto é, o mediador auxilia seus participantes a usarem o processo racional de resolução de problemas para identificar seus verdadeiros e próprios interesses, que, então, formam a base das negociações subsequentes. Trata-se do estágio
- A) redefinindo posições.
- B) definindo o problema.
- C) desenvolvendo opções.
- D) barganhando.
- E) reunindo os dados.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) redefinindo posições.
De acordo com Haynes e Marodin (1996), o processo global de mediação inclui nove estágios:
Identificando o problema
Escolhendo o método
Selecionando o mediador
Reunindo os dados
Definindo o problema
Desenvolvendo opções
Redefinindo posições
Barganhando
Redigindo o acordo
Análise das alternativas:
a) Correta. A descrição do enunciado se refere ao sétimo estágio da mediação: redefinindo posições, no qual o(a) mediador(a) ignora as posições iniciais cristalizadas, auxiliando as pessoas a identificarem seus reais interesses, que embasarão as negociações.
b) Incorreta. Definindo o problema é o quinto estágio da mediação. Nessa etapa, a partir da informação compartilhada, o(a) mediador(a) ajuda as partes a delimitarem o problema, de forma mútua, não beneficiando uma pessoa em detrimento da outra.
c) Incorreta. Desenvolvendo opções é o sexto estágio da mediação. O(a) mediador(a) auxilia as pessoas a elaborarem alternativas para resolver o problema. Se o processo de gerar idéias para solucioná-lo não resultar em uma variedade de opções, o(a) mediador(a) pode auxiliar as partes, sugerindo opções provenientes de casos similares.
d) Incorreta. Barganhando é o oitava estágio da mediação. Nessa fase, há uma negociação sobre as escolha de soluções para que o acordo seja aceitável por todos os envolvidos.
e) Incorreta. Reunindo dados é o quarto estágio da mediação, no qual o(a) mediador(a) coleta informações sobre a natureza da disputa, a percepção dos envolvidos no conflito e qualquer outro dado importante para o processo.
Fonte: HAYNES, J.; MARODIN, M. Fundamentos da mediação familiar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
Deixe um comentário