Sobre o poder de polícia, assinale a alternativa cujos conceitos estão relacionados de forma correta.
- A) A Administração Pública Direta detém o poder de polícia originário e a Administração Pública Indireta detém o poder de polícia delegado.
- B) A discricionariedade e a autoexecutoriedade fazem parte da Administração Pública como um todo, exceto no que tange ao Poder de Polícia.
- C) O poder de polícia é exercido única e exclusivamente por aqueles que assim o detém, isto é, polícias militares, judiciárias e demais guardas e vigias relacionados à Administração Pública Direta.
- D) A Administração Pública Direta detém o poder de polícia delegado, por sua vez originado pela Constituinte, e ambos são caracterizados pela coercibilidade.
- E) O poder de polícia não é caracterizado pela coercibilidade.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) A Administração Pública Direta detém o poder de polícia originário e a Administração Pública Indireta detém o poder de polícia delegado.
Gabarito: Letra A
Sobre o poder de polícia, assinale a alternativa cujos conceitos estão relacionados de forma correta.
a) A Administração Pública Direta detém o poder de polícia originário e a Administração Pública Indireta detém o poder de polícia delegado.
CERTO. A Administração Indireta consiste nas entidades que executam as competências administrativas mediante delegação realizada pela Administração Direta.
Nesse sentido, é correto afirmar que a Administração Direta é quem detem originariamente o poder de polícia, enquanto a Administração Indireta exercerá o poder de polícia de forma delegada.
b) A discricionariedade e a autoexecutoriedade fazem parte da Administração Pública como um todo, exceto no que tange ao Poder de Polícia.
ERRADO. A discricionariedade e a autoexecutoriedade também são atributos do Poder de Polícia.
Nesse sentido, a doutrina ensina que o poder de polícia possui 03 características essenciais, a saber: autoexecutoriedade, coercibilidade e discricionariedade.
A autoexecutoriedade do poder de polícia refere-se à prerrogativa da Administração de decidir e executar, direta e indiretamente, suas decisões, sem a necessidade de intervenção do Poder Judiciário.
A coercibilidade está diretamente associada à autoexecutoriedade do Poder de Polícia.
Nesse sentido, a coercibilidade é conceituada como a imposição coativa das medidas de polícia aplicadas pelo Estado, que permite o uso de meios diretos e indiretos para satisfação do interesse público.
A discricionariedade, na verdade, é a possibilidade que a Administração Pública possui de analisar o mérito administrativo, entendido como o estudo da oportunidade e da conveniência para a prática de determinado ato.
Assim, item incorreto.
c) O poder de polícia é exercido única e exclusivamente por aqueles que assim o detém, isto é, polícias militares, judiciárias e demais guardas e vigias relacionados à Administração Pública Direta.
ERRADO. A doutrina majoritária e a jurisprudência entendem que não é possível a delegação de todas as fases de poder de polícia ao particular, mas tão somente da fase de fiscalização, consistindo na delegação de atividades materiais acessórias, como a instalação de radares para controle de velocidade.
Dessa forma, o exercício do poder de polícia não compete única e exclusivamente aos órgaos e entidades que o detém, já que podem ser, em certa parte, realizado por particular em colaboraçao.
d) A Administração Pública Direta detém o poder de polícia delegado, por sua vez originado pela Constituinte, e ambos são caracterizados pela coercibilidade.
ERRADO. Como vimos, a Administração Direta detém o poder de polícia originário.
e) O poder de polícia não é caracterizado pela coercibilidade.
ERRADO. A coercibilidade é uma das características do poder de polícia.
Do exposto, nosso gabarito é a Letra A.
Deixe um comentário