Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Determinada autoridade sanitária, após apuração da infração, em processo administrativo próprio, aplicou a determinada farmácia a pena de apreensão e inutilização de medicamentos que haviam sido colocados à venda, sem licença do órgão sanitário competente, por violação do disposto nas normas legais e regulamentares pertinentes.

Nessa situação hipotética, a autoridade sanitária exerceu o poder

Resposta:

A alternativa correta é letra E) de polícia, em razão de ter limitado o exercício de direito individual em benefício do interesse público.

A resposta é letra “E”.

 

Bem provavelmente, o concursando ficaria entre as letras “C” e “E”.

 

Ocorre que o poder disciplinar exige que o particular tenha um vínculo especial com a Administração. E o poder de polícia, por sua vez, atinge a todos os particulares, tenham ou não vínculo jurídico com o Estado.

 

No caso concreto, o poder do Estado incide sobre um particular qualquer, logo, exercício regular do poder de polícia.

 

Doutrinariamente, o poder de polícia é a faculdade colocada à disposição do Estado para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício do coletivo e do próprio Estado.

 

Para Maria Sylvia Zanella Di Pietro, Poder de Polícia é atividade do estado consistente em limitar o exercício dos direitos individuais em benefício do interesse público, este manifestado nos mais variados setores da sociedade, como saúde, segurança, educação, meio ambiente, defesa do consumidor, patrimônio cultural, propriedade.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *