O Poder de Polícia Administrativa:
- A) tem como característica a coercibilidade, ou seja, a Administração pode executar de imediato os seus atos sem que necessite de manifestação judicial;
- B) incide sobre bens, direitos e atividades, tendo, em regra, caráter repressivo;
- C) submete-se ao princípio da proporcionalidade, de forma a coibir o chamado abuso de poder;
- D) é incompatível com a atuação de agentes fiscalizadores da conduta dos indivíduos;
- E) deve obrigar todos a agirem de acordo com os seus comandos, sem, contudo, usar a força para atingir seus objetivos.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) submete-se ao princípio da proporcionalidade, de forma a coibir o chamado abuso de poder;
Gabarito: Letra C
O Poder de Polícia Administrativa:
a) tem como característica a coercibilidade, ou seja, a Administração pode executar de imediato os seus atos sem que necessite de manifestação judicial;
ERRADO. A doutrina ensina que o poder de polícia possui 03 características essenciais, a saber: autoexecutoriedade, coercibilidade e discricionariedade.
A autoexecutoriedade do poder de polícia refere-se à prerrogativa da Administração de decidir e executar, direta e indiretamente, suas decisões, sem a necessidade de intervenção do Poder Judiciário.
A coercibilidade está diretamente associada à autoexecutoriedade do Poder de Polícia.
A discricionariedade, na verdade, é a possibilidade que a Administração Pública possui de analisar o mérito administrativo, entendido como o estudo da oportunidade e da conveniência para a prática de determinado ato.
Nesse sentido, a coercibilidade é conceituada como a imposição coativa das medidas de polícia aplicadas pelo Estado, que permite o uso de meios diretos e indiretos para satisfação do interesse público.
Diante disso, percebe-se que a narrativa apresenta o conceito de autoexecutoriedade, e não de coercibilidade.
b) incide sobre bens, direitos e atividades, tendo, em regra, caráter repressivo;
ERRADO. O poder de polícia divide-se em administrativa e judiciária.
Nesse sentido, o poder de polícia administrativa visa limitar ou disciplinar direito, interesse ou liberdade individual, atuando sobre bens, direitos ou atividades.
Noutro giro, o poder de polícia judiciária visa a prevenção e repressão de infrações penais, atuando sobre pessoas.
Dessa forma, está incorreto afirmar que o poder de polícia administrativa possui caráter repressivo, à medida em que possui instrumentos de repressão e prevenção, como a emissão de licenças e alvarás, que possuem caráter preventivo, como a interdição e a multa, que possui caráter repressivo.
c) submete-se ao princípio da proporcionalidade, de forma a coibir o chamado abuso de poder;
CERTO. Os princípios da proporcionalidade e da razoabilidade representam limites ao exercício do Poder de Polícia, porque este possui regramento legal, no qual se encontram todos os limites de ponderação na atuação desse poder.
Nesse sentido, o agente público que exerce sua competência fora dos limites legais ou afastado da finalidade pública atua com abuso de poder, tornando sua conduta passível de anulação.
Portanto, item correto.
d) é incompatível com a atuação de agentes fiscalizadores da conduta dos indivíduos;
ERRADO. O poder de polícia confere prerrogativas para que a Administração Pública, mediante atos normativos ou concretos, limite ou discipline direito individual visando à garantia e manutenção do interesse público.
É por meio do poder de polícia que a administração fiscaliza estabelecimentos comerciais quanto à higiene, estabelece a correta ocupação do espaço territorial, concede o usufruto de espaços públicos ao particular, entre outros.
O art. 78 do Código Tributário Nacional prevê:
Art. 78. Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interêsse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de intêresse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.
Portanto, a conduta individual do particular que afronta o interesse público pode ser corrigida pelo poder de polícia, sendo incorreto afirmar que essa atuação seria incompatível.
e) deve obrigar todos a agirem de acordo com os seus comandos, sem, contudo, usar a força para atingir seus objetivos.
ERRADO. O poder de polícia autoriza a utilização da força moderada para o cumprimento de seus objetivos.
Dessa forma, é possível o uso de meios coercitivos para a realização do fim público.
Do exposto, nosso gabarito é a Letra C.
Deixe um comentário