Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considerando o poder de polícia e os limites do poder regulamentar, assinale a opção correta.

Resposta:

ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

Gabarito: ANULADA.

 

Vamos analisar as alternativas.

 

a) ERRADO. A Lei 9.783/99 estabelece prazo de prescrição para o exercício de ação punitiva pela Administração Pública Federal, direta e indireta.

"Art. 1º Prescreve em cinco anos a ação punitiva da Administração Pública Federal, direta e indireta, no exercício do poder de polícia, objetivando apurar infração à legislação em vigor, contados da data da prática do ato ou, no caso de infração permanente ou continuada, do dia em que tiver cessado."

b) ERRADO. O poder regulamentar nos decretos autônomos é bastante limitado. Não é permitido criação, nem de órgão nem de entidade, pois isso representaria aumento de gastos, o que não é possível sem autorização de lei.

"Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

 

VI - dispor, mediante decreto, sobre:

 

a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos;

 

b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos;"

c) CERTO. Exato. Apesar do decreto ser a expressão mais comum do poder normativo, ele não é o único. Todo ato geral e abstrato, com finalidade semelhante à lei, de estabelecer regra em tese para destinatários gerais será ato normativo, submetido à lei.


d) ERRADO. Normalmente, os atos oriundos da atividade de polícia administrativa são discricionários. O controle judiciário nesse caso ocorre no que se refere aos aspectos de razoabilidade e proporcionalidade do ato.

 

Ressalte-se que não cabe ao Judiciário o controle do mérito do ato administrativo, de modo que esse controle judicial deve ocorrer com parcimônia.


e) CERTO. Há controvérsias. Alguns doutrinadores identificam a multa como exemplo de ato de polícia que não detém o atributo da autoexecutoriedade. No momento de sua aplicação, há autoexecutoriedade, porém sua cobrança só pode imposta diretamente por processo de execução fiscal, ou seja, por via judicial.

 

No entanto, como há também os chamados meios indiretos de cobrança, como no caso de obrigatoriedade de quitação de débitos do veículo no momento da venda, está correta a alternativa.

 

Por isso, como há duas respostas corretas, a questão foi anulada.

 

Espero ter ajudado.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *