Nos termos da Lei nº 10.520/02, que institui “no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do Art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, a modalidade de licitação denominada Pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências”, assinale a afirmativa INCORRETA.
- A) O Pregão poderá ser realizado por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação, nos termos de regulamentação específica.
- B) Para a participação no Pregão, deverá ser adquirido o edital junto à Comissão de Licitação do órgão que o realiza, como condição para a participação.
- C) A fase externa do Pregão será iniciada com a convocação dos interessados; do seu aviso constarão a definição do objeto da licitação, a indicação do local, dias e horários em que poderá ser lida ou obtida a íntegra do edital.
- D) Considerando a fase preparatória do Pregão, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio têm como atribuição receber as propostas e lances, analisar sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Para a participação no Pregão, deverá ser adquirido o edital junto à Comissão de Licitação do órgão que o realiza, como condição para a participação.
Gabarito: letra B.
Inicialmente, salienta-se que o enunciado da questão solicita que seja assinalada a alternativa incorreta.
a) O Pregão poderá ser realizado por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação, nos termos de regulamentação específica. – certa.
Essa é a previsão do § 1º do art. 1º da Lei nº 10.520/02.
Portanto, correta.
No texto legal:
“Art. 1º (...)
§ 1º Poderá ser realizado o pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação, nos termos de regulamentação específica.”
b) Para a participação no Pregão, deverá ser adquirido o edital junto à Comissão de Licitação do órgão que o realiza, como condição para a participação. – errada.
Em verdade, de acordo com a Lei nº 10.520/02, é vedada a exigência de aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame.
Logo, a alternativa encontra-se incorreta.
Nos termos legais:
“Art. 5º É vedada a exigência de:
II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame;”
c) A fase externa do Pregão será iniciada com a convocação dos interessados; do seu aviso constarão a definição do objeto da licitação, a indicação do local, dias e horários em que poderá ser lida ou obtida a íntegra do edital. – certa.
A alternativa está em perfeita consonância com a previsão da Lei nº 10.502/02.
Portanto, correta.
Destaca-se o texto legal:
“Art. 4º A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:
I - a convocação dos interessados será efetuada por meio de publicação de aviso em diário oficial do respectivo ente federado ou, não existindo, em jornal de circulação local, e facultativamente, por meios eletrônicos e conforme o vulto da licitação, em jornal de grande circulação, nos termos do regulamento de que trata o art. 2º;
II - do aviso constarão a definição do objeto da licitação, a indicação do local, dias e horários em que poderá ser lida ou obtida a íntegra do edital;”
d) Considerando a fase preparatória do Pregão, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio têm como atribuição receber as propostas e lances, analisar sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor. – certa.
Realmente, a alternativa analisada traz corretamente a atribuição do pregoeiro e da equipe de apoio.
Sendo assim, alternativa correta.
Vejamos:
“Art. 3º A fase preparatória do pregão observará o seguinte:
IV - a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.”
ATENÇÃO: Como o assunto é tratado pela Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/21):
A nova normativa regulamentou toda a modalidade de licitação pregão. A Lei nº 10.520/02 será revogada após dois anos da entrada em vigor da Lei nº 14.133/21.
Deixe um comentário