A lei nº 10.520/2002 disciplina sobre a modalidade de licitação leilão, em que o certame acerca do fornecimento é realizado através de propostas e lances em sessão pública, independente do valor previsto da contratação. Dessa forma, é correto afirmar que, de acordo com a lei, o leilão servirá para:
- A) locações imobiliárias e alienações em geral
- B) delegação de serviços públicos
- C) aquisição de bens e serviços comuns
- D) obras
Resposta:
A alternativa correta é letra C) aquisição de bens e serviços comuns
Gabarito da banca: letra C.
Gabarito do professor: anulada.
Analisando o enunciado da questão nota-se que ele se refere equivocadamente à Lei nº 10.520/2002, afirmando que ela disciplina sobre a modalidade de licitação leilão, quando, na verdade, a referida Lei regulamenta a modalidade de licitação pregão. Portanto, a questão deveria ter sido anulada.
De qualquer forma, passemos ao comentário das alternativas:
c) aquisição de bens e serviços comuns – certa.
Inicialmente, vejamos o texto da Lei nº 10.520/2002:
“Art. 1º Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.
Parágrafo único. Consideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.”
Ao analisar o dispositivo colacionado, nota-se que o pregão será realizado para aquisição de bens e serviço comuns. Logo, a alternativa correta a ser assinalada é a letra C.
As demais alternativas, por exclusão, encontram-se incorretas.
Deixe um comentário