A respeito de licitações e contratos com a Administração Pública, julgue o item a seguir.
Pregão é a modalidade de licitação aplicável a bens e serviços comuns, independentemente de seu valor.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
Eis a assertiva proposta pela Banca:
Nada há de incorreto a ser apontado.
Realmente, o pregão presta-se à aquisição de bens e serviços tidos como comuns, assim entendidos aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.
Neste sentido, o teor do art. 1º, caput e parágrafo único, da Lei 10.520/2002:
"Art. 1º Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.
Parágrafo único. Consideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado."
Semelhante definição pode ser encontrada na Lei 14.133/2021 (nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos), como se vê de seu art.
"Art. 6º Para os fins desta Lei, consideram-se:
(...)
XLI - pregão: modalidade de licitação obrigatória para aquisição de bens e serviços comuns, cujo critério de julgamento poderá ser o de menor preço ou o de maior desconto;"
Ademais, também é verdadeiro que o pregão se presta a aquisições de qualquer valor, consoante art. 1º do Decreto 3.555/2000, que regulamenta tal modalidade licitatória, in verbis:
"Art. 1
ºEste Regulamento estabelece normas e procedimentos relativos à licitação na modalidade de pregão, destinada à aquisição de bens e serviços comuns, no âmbito da União, qualquer que seja o valor estimado."
Assim sendo, não há reparos a serem aqui ofertados.
Gabarito: CERTO
Deixe um comentário