Os vírus não são formados por células, mas é dentro delas que eles conseguem se reproduzir. A respeito dos vírus, assinale a alternativa correta.
- A) Os vírus utilizam os nucleotídeos e as enzimas da célula hospedeira para criar cópias de seu material genético e coordenar a síntese de proteínas da cápsula viral.
- B) Nos retrovírus, o DNA é a molécula que sintetiza o RNA e produz a enzima transcriptase reversa, a qual viabiliza esse processo.
- C) O capsídeo é a estrutura viral que transmite o bacteriófago patogênico, tal qual ocorre com o mosquito que transmite o vírus da dengue.
- D) No interior da célula, o mRNA viral direciona a produção de uma enzima que inativa o DNA da bactéria e promove a duplicação celular.
- E) A enzima lipase reversa orienta a produção de moléculas de mRNA viral e um conjunto de nucleocapsídeos cobertos por uma membrana lipídica.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Os vírus utilizam os nucleotídeos e as enzimas da célula hospedeira para criar cópias de seu material genético e coordenar a síntese de proteínas da cápsula viral.
a) Os vírus utilizam os nucleotídeos e as enzimas da célula hospedeira para criar cópias de seu material genético e coordenar a síntese de proteínas da cápsula viral.
CORRETA: Os vírus não possuem o maquinário necessário para se replicarem por conta própria e dependem dos recursos da célula hospedeira para realizar seu ciclo de reprodução. Os vírus inserem seu material genético na célula hospedeira e utilizam as enzimas celulares para sintetizar novos ácidos nucleicos virais e produzir as proteínas que compõem a cápsula viral. Dessa forma, eles se aproveitam das maquinarias celulares para se replicarem e se propagarem.
b) Nos retrovírus, o DNA é a molécula que sintetiza o RNA e produz a enzima transcriptase reversa, a qual viabiliza esse processo.
INCORRETA: A afirmativa está ao contrário, pois o correto é que o RNA viral é transcrito em DNA pela enzima transcriptase reversa. Essa enzima permite a síntese de uma molécula de DNA complementar ao RNA viral, conhecida como DNA proviral.
c) O capsídeo é a estrutura viral que transmite o bacteriófago patogênico, tal qual ocorre com o mosquito que transmite o vírus da dengue.
INCORRETA: O capsídeo é uma estrutura proteica que tem a função de proteger o material genético viral e facilitar sua entrada na célula hospedeira. A transmissão ocorre quando o bacteriófago se liga à superfície da bactéria hospedeira e injeta seu material genético no interior dela. Já no caso do vírus da dengue, a transmissão ocorre principalmente pela picada de mosquitos do gênero Aedes, como o Aedes aegypti. Não é o capsídeo que transmite o bacteriófago e a relação do capsídeo com a transmissão da dengue é incorreta.
d) No interior da célula, o mRNA viral direciona a produção de uma enzima que inativa o DNA da bactéria e promove a duplicação celular.
INCORRETA: No interior da célula, o mRNA viral direciona a produção de proteínas virais, não de uma enzima que inativa o DNA da bactéria e promove a duplicação celular.
e) A enzima lipase reversa orienta a produção de moléculas de mRNA viral e um conjunto de nucleocapsídeos cobertos por uma membrana lipídica.
INCORRETA: O conjunto de nucleocapsídeos cobertos por uma membrana lipídica é encontrado em alguns tipos de vírus, como os vírus envelopados, mas a orientação da produção de moléculas de mRNA viral não é realizada por uma enzima chamada lipase reversa.
Deixe um comentário