Os vírus são seres acelulares e, por isso, necessitam, obrigatoriamente, de uma célula hospedeira para sobreviver e se duplicar. Replicação viral e o termo se refere ao processo de multiplicação dos vírus ocorre no interior das células hospedeiras e tem a finalidade de produzir progênie viral. Apesar da grande diversidade de genomas, as etapas do ciclo replicativo são semelhantes para todos os vírus. No entanto, conforme o vírus, o ciclo replicativo pode se estabelecer de duas formas diferentes formas: o ciclo lítico e o ciclo lisogênico.
Considerando as características do ciclo lisogênico, assinale a alternativa que apresenta uma informação incorreta sobre esse tipo de replicação viral.
- A) O vírus invade a célula hospedeira, insere o seu material genético e interrompe as funções normais realizadas pela célula, que passa a produzir novas partículas virais. Nesse processo, ao mesmo tempo que o material genético viral é replicado, ele também comanda a síntese das proteínas que irão compor o capsídeo.
- B) O vírus invade a célula hospedeira e incorpora o seu DNA ao da DNA célula infectada. O DNA viral passa a fazer parte do DNA da célula infectada.
- C) A célula infectada continua o seu processo natural de reprodução celular, mas com o seu DNA modificado, contendo partes do DNA do vírus que a infectou. Durante o processo de divisão desta célula, ocorre a duplicação deste DNA modificado.
- D) A célula infectada, começará a reproduzir o vírus, sempre que esta passar por um processo de mitose. Com isso, todas as células originadas a partir dela terão em seu código genético o DNA do vírus que a infectou.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) O vírus invade a célula hospedeira, insere o seu material genético e interrompe as funções normais realizadas pela célula, que passa a produzir novas partículas virais. Nesse processo, ao mesmo tempo que o material genético viral é replicado, ele também comanda a síntese das proteínas que irão compor o capsídeo.
O ciclo lisogênico é caracterizado pela integração do material genético viral ao genoma da célula hospedeira. Durante esse ciclo, o vírus não induz imediatamente a produção de novas partículas virais. Em vez disso, o DNA viral é replicado juntamente com o DNA da célula hospedeira durante a divisão celular. Portanto, a célula infectada mantém seu processo normal de reprodução celular, mas com o DNA modificado contendo partes do DNA viral. Esse processo permite que o vírus permaneça latente na célula hospedeira, e a produção de novas partículas virais só ocorre posteriormente, quando há a indução do ciclo lítico.
Deixe um comentário