Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A palavra vírus tem sua origem vinda do Latim, e significa fluído venenoso ou toxina. Atualmente, o mundo vive uma pandemia e um dos grandes assuntos mais discutidos e abordados refere-se ao vírus SARS-CoV-2, popularmente conhecido como o novo coronavírus, mostrado na imagem a seguir.

Este vírus emergente iniciou sua onda de infecção na cidade chinesa, Wuhan, num mercado de vendas de animais silvestres, no final do ano de 2019. Entretanto, os coronavírus são vírus antigos e uma característica comum entre todos eles é que causam doenças respiratória, que variam desde casos brandos e leves até complicações mais severas e morte.

Sobre a biologia do SARS-CoV-2, leia as afirmativas a seguir e depois assinale a alternativa correta.

I. O SARS-CoV-2 é um vírus de ácido ribonucleico (RNA), cujo material genético é representado por uma única molécula de RNA negativo (RNA-), devido à sua direção no sentido 3’5′, o que significa que seu RNA pode ser lido diretamente pelas estruturas celulares.

II. O SARS-CoV-2 é envolvido por uma capa de gordura e proteínas e, na sua superfície, apresenta a Proteína Spike (Proteína S), que é uma espícula glicoproteica que se liga fortemente à enzima conversora de angiotensina 2 (ECA2), presente, principalmente, nas células pulmonares humanas, fato que torna a sua infecção facilitada.

III. O nome coronavírus é devido às espículas glicoproteicas de Proteína S, presentes na superfície do vírus, que lhes dão a aparência de uma coroa.

Assinale

Resposta:

A alternativa correta é letra B) As afirmativas II e III estão corretas.

Gabarito: Alternativa B Justificativa: O SARS-CoV-2 constitui de um vírus da família dos coronavírus, no qual foi o causador da pandemia de COVID-19 no ano de 2019, estendendo-se pelos anos seguintes. Trata-se de um vírus de RNA, com fita simples e sentido positivo, com maior facilidade de síntese proteica, proporcionando uma alta velocidade de novas cópias virais no interior da célula infectada.

   

Esse vírus apresentam uma proteína de superfície denominada Spike (ou proteína S), no qual sua conformação forma uma espécie de "coroa" ao redor do vírus, o que leva a sua nomenclatura. Além disso, essa proteína é o principal mecanismo de adesão do vírus as células hospedeiras, uma vez que se liga a enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), presente nas células humanas, em maior quantidade nas células pulmonares, facilitando sua infecção. Essa proteína também é um interessante alvo imunológico, dada sua localização e imunogenicidade, sendo bastante utilizada em estudos de vacinas de subunidade.

 

Dito isso, avaliamos as afirmativas apresentadas pela questão:

 

I. O SARS-CoV-2 é um vírus de ácido ribonucleico (RNA), cujo material genético é representado por uma única molécula de RNA negativo (RNA-), devido à sua direção no sentido 3'5', o que significa que seu RNA pode ser lido diretamente pelas estruturas celulares. - Afirmativa incorreta.

 Conforme dito anteriormente, o SARS-CoV-2 trata-se de um vírus de RNA de sentido positivo, de forma que facilita sua síntese proteica.

 

II. O SARS-CoV-2 é envolvido por uma capa de gordura e proteínas e, na sua superfície, apresenta a Proteína Spike (Proteína S), que é uma espícula glicoproteica que se liga fortemente à enzima conversora de angiotensina 2 (ECA2), presente, principalmente, nas células pulmonares humanas, fato que torna a sua infecção facilitada. - Afirmativa correta.

 

III. O nome coronavírus é devido às espículas glicoproteicas de Proteína S, presentes na superfície do vírus, que lhes dão a aparência de uma coroa. - Afirmativa correta.

 

Sendo assim, estão corretas as afirmativas II e III, conforme apresentado pela alternativa B.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *