Segundo artigo publicado na revista científica Science, a variante P.1 do novo coronavírus (Sars-Cov-2), detectada em Manaus, é até 2,4 vezes mais transmissível que a original. Do ponto de vista evolutivo, é possível afirmar que:
- A) as variantes genéticas do Sar-Cov-2, geradas por mutações silenciosas, são mais evoluídas e apresentam alta capacidade adaptativa.
- B) o atraso na vacinação mundial aumenta as chances do organismo humano de induzir mutações, gerando novas variantes resistentes às vacinas.
- C) medidas de proteção, como a higiene das mãos e o distanciamento social, são irrelevantes diante da capacidade adaptativa das novas variantes do Sars-CoV-2.
- D) o uso de máscaras não é adequado para algumas variantes, como a P.1 do Sars-Cov-2, que sofreram mutações para facilitar sua transmissibilidade.
- E) a vacinação em massa no mundo diminui as chances de surgimento de novas variantes do Sars-CoV-2, pois reduz a probabilidade de sua adaptação a novos hospedeiros.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) a vacinação em massa no mundo diminui as chances de surgimento de novas variantes do Sars-CoV-2, pois reduz a probabilidade de sua adaptação a novos hospedeiros.
Gabarito da banca: Letra "E"
Entendimento: Letra "E"
Acompanhe minha análise:
a) as variantes genéticas do Sar-Cov-2, geradas por mutações silenciosas, são mais evoluídas e apresentam alta capacidade adaptativa.
ERRADA. Não falamos que uma espécie é mais evoluída que outra. Falamos em variantes, que possuem diferentes capacidades adaptativas.
b) o atraso na vacinação mundial aumenta as chances do organismo humano de induzir mutações, gerando novas variantes resistentes às vacinas.
ERRADA. As mutações ocorrem de maneira estocástica (acaso), e não guiadas por um objetivo externo (o interesse humano). Além disso, o atraso na vacinação oferece condições para a evolução de novas variantes, o que leva a diferentes versões do vírus circulando nas populações.
c) medidas de proteção, como a higiene das mãos e o distanciamento social, são irrelevantes diante da capacidade adaptativa das novas variantes do Sars-CoV-2.
ERRADA. São relevantes, pois as limpezas das mãos com detergente ou outro sabão destroem o capsídeo do vírus.
d) o uso de máscaras não é adequado para algumas variantes, como a P.1 do Sars-Cov-2, que sofreram mutações para facilitar sua transmissibilidade.
ERRADA. É adequada para todas as variantes, pois são partículas virais de mesmo tamanho. O que muda são as proteínas spike, uma das quatro proteínas estruturais: S (spike), a M (de membrana), a N (de nucleocapsídeo) e a E (de envelope).
e) a vacinação em massa no mundo diminui as chances de surgimento de novas variantes do Sars-CoV-2, pois reduz a probabilidade de sua adaptação a novos hospedeiros.
CORRETA.
Deixe um comentário