A doença do novo coronavírus 2019 (COVID-19), causada pelo vírus SARS-CoV-2, se constitui uma das principais pandemias que já acometeram a humanidade com um número crescente de mortes. Dentre as características estruturais e moleculares comuns aos coronavírus, está a presença da glicoproteína Spike (S) que atua no processo de infecção celular. Sobre esta glicoproteína, é correto afirmar:
- A) A glicoproteína Spike é altamente conservada e estável o que faz com que não seja necessária a realização de um rearranjo estrutural no momento da interação com a célula hospedeira.
- B) A glicoproteína Spike é relativamente pequena, com comprimento total de 600 resíduos de aminoácidos que podem ser agrupados em subunidade S1 e subunidade S2.
- C) O domínio de ligação ao receptor está localizado na subunidade S2, o que torna essa região um alvo promissor para prospecção de antivirais seletivos contra a Spike do SARS-CoV-2.
- D) Na infecção das células pelo SARS-CoV-2, o domínio de ligação ao receptor se liga a receptores celulares ACE2, resultando na modificação da conformação da subunidade 2 e consequente fusão viral e entrada na célula.
- E) A glicoproteína Spike é formada por dímeros que formam visualmente um halo característico em forma de coroa, bulboso, em torno da partícula viral.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Na infecção das células pelo SARS-CoV-2, o domínio de ligação ao receptor se liga a receptores celulares ACE2, resultando na modificação da conformação da subunidade 2 e consequente fusão viral e entrada na célula.
Sobre a glicoproteína S:
a) A glicoproteína Spike é altamente conservada e estável o que faz com que não seja necessária a realização de um rearranjo estrutural no momento da interação com a célula hospedeira.
INCORRETA: A proteína Spike é mutável. Desde o início da pandemia de COVID-19, várias mutações na glicoproteína spike S (proteína S) resultou em variantes do SARS-CoV-2.
b) A glicoproteína Spike é relativamente pequena, com comprimento total de 600 resíduos de aminoácidos que podem ser agrupados em subunidade S1 e subunidade S2.
INCORRETA: A glicoproteína Spike consiste em uma estrutura trimérica, de 1273 aminoácidos e dois domínios funcionais (as subunidades S1 e S2).
c) O domínio de ligação ao receptor está localizado na subunidade S2, o que torna essa região um alvo promissor para prospecção de antivirais seletivos contra a Spike do SARS-CoV-2.
INCORRETA: O domínio de ligação ao receptor (receptor binding domain ou RBD) está localizado na subunidade S1.
d) Na infecção das células pelo SARS-CoV-2, o domínio de ligação ao receptor se liga a receptores celulares ACE2, resultando na modificação da conformação da subunidade 2 e consequente fusão viral e entrada na célula.
CORRETA: A glicoproteína Spike consiste em uma estrutura trimérica, de 1273 aminoácidos e dois domínios funcionais (as subunidades S1 e S2). A subunidade S1 contém um domínio de ligação ao receptor (receptor binding domain ou RBD) que se liga ao ACE-2 (que é uma proteína transmembrana expressa na superfície de diversas células do corpo, como o epitélio do sistema respiratório). Em decorrência, ocorre mudança conformacional na subunidade S2, o que resulta na fusão da partícula viral com a membrana celular e consequente penetração viral na célula hospedeira.
e) A glicoproteína Spike é formada por dímeros que formam visualmente um halo característico em forma de coroa, bulboso, em torno da partícula viral.
INCORRETA: As glicoproteínas S é uma estrutura trimérica que resultam em estruturas denominadas espículas com formato aparente de coroa.
Deixe um comentário