Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Os vírus são parasitas intracelulares que exploram a maquinaria molecular do hospedeiro para se replicar. A replicação varia de acordo com o genoma viral, que pode ser DNA ou RNA, com filamento único ou duplo, positivo ou negativo.

CHAMARY, JV. 50 ideias de biologia que você precisa conhecer. São Paulo: Planeta do Brasil, 2019. P. 96.

Cada tipo de vírus é capaz de infectar, apenas, determinados tipos de organismos e alguns tipos de células. Esta característica é denominada de especificidade viral.

A característica desenvolvida pelos vírus em apresentar uma especificidade junto às células infectadas envolve uma relação entre

Resposta:

A alternativa correta é letra C) as proteínas presentes no capsídeo, ou envelope viral, que devem se ligar a determinados receptores presentes na membrana da célula infectada.

 

a)  a sequência de nucleotídeos presente no DNA viral e as sequências encontradas nos RNAs mensageiros citosólicos da célula infectada.

INCORRETA: Uma vez dentro da célula hospedeira, oO DNA viral se integra ao DNA da célula e é transcrito pelo RNA mensageiro para ser traduzido em proteínas virais e se replicar. Portanto, o que ocorre é uma necessidade da capacidade do vírus de infectar a célula hospedeira (veja a alternativa C).


b)  os tipos de ribossomos 70S presentes nos vírus que devem se associar aos ribossomos 80S da célula infectada.
INCORRETA: vírus não possuem organelas, utilizam as organelas das células hospedeiras infectadas para se reproduzirem.

 

c)  as proteínas presentes no capsídeo, ou envelope viral, que devem se ligar a determinados receptores presentes na membrana da célula infectada.

CORRETA: 

"O primeiro passo chave para a infecção é o reconhecimento: um vírus animal tem moléculas de superfície especiais que permitem que ele se ligue a receptores na membrana celular do hospedeiro. Uma vez ligado à célula hospedeira, vírus animais podem entrar por variadas maneiras: por endocitose, quando a membrana se dobra para dentro; fazendo canais na membrana hospedeira (por meio dos quais DNA ou RNA pode ser injetado); ou, para vírus envelopados, fundindo-se com a membrana e liberando o capsídeo no interior da célula. Depois disso o vírus usa os recursos da célula hospedeira para fazer novas proteínas virais e material genético, partículas virais assimilam-se e preparam-se para deixar a célula" (KHAN ACADEMY, 2022).

 

d)  os fosfolipídios presentes na membrana plasmática dos vírus que devem se integrar aos receptores glicídicos da membrana que envolve a célula infectada.
INCORRETA: vírus não possuem membrana plasmática, eles tem um envoltório proteico denominado capsídeo, que delimita o material genético em seu interior. Pode ocorrer, externa ao capsídeo, uma estrutura denominada envelope, constituído por fosfolipídios. Ademais, são as glicoproteínas que reconhecem os receptores na membrana plasmática do hospedeiro, não os fosfolipídios.

 

e)  os anticorpos produzidos pelos vírus e os antígenos presentes na membrana da célula.

INCORRETA: vírus não produzem anticorpos, eles se comportam como antígenos, reconhecidos pelas células do hospedeiros. São os hospedeiros que produzem os anticorpos para combater a infecção viral.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *