Os príons são moléculas proteicas que ignoram o chamado Dogma Central da Biologia, pois parecem ser capazes de “transmitir informações” sem a necessidade de existir um material genético. São responsáveis por várias doenças, inclusive, a encefalopatia espongiforme bovina (BSE), conhecida como “doença da vaca louca”.
Sobre os príons pode-se afirmar que:
- A) Possuem apenas RNA mensageiro.
- B) São agentes infecciosos semelhantes aos retrovírus por possuírem a transcriptase reversa.
- C) São partículas incapazes de alterarem sua estrutura molecular, mas são capazes de produzir enzimas.
- D) São agentes infecciosos menores que os vírus e capazes de alterarem suas estruturas moleculares, tornando-se assim patogênicos.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) São agentes infecciosos menores que os vírus e capazes de alterarem suas estruturas moleculares, tornando-se assim patogênicos.
Os príons são moléculas proteicas anormais que podem causar doenças em humanos e outros animais. Eles são compostos apenas de proteínas, sem qualquer ácido nucleico como RNA ou DNA. Os príons são únicos porque têm a capacidade de induzir proteínas normais no cérebro a se tornarem príons, levando a danos neuronais progressivos.
Portanto, a alternativa correta (D) é a afirmativa que melhor descreve os príons, pois eles não são agentes infecciosos como os vírus, mas são capazes de alterar a estrutura de outras proteínas, tornando-se patogênicos no processo.
Deixe um comentário