Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Atente ao seguinte excerto: “[…] Sabe-se que as malformações congênitas, dentre elas a microcefalia, têm etiologia complexa e multifatorial, podendo ocorrer em decorrência de processos infecciosos durante a gestação. As evidências disponíveis até o momento indicam fortemente que o vírus Zika está relacionado à ocorrência de microcefalias. No entanto, não há como afirmar que a presença do vírus Zika durante a gestação leva, inevitavelmente, ao desenvolvimento de microcefalia no feto. A exemplo de outras infecções congênitas, o desenvolvimento dessas anomalias depende de diferentes fatores que podem estar relacionados à carga viral, fatores do hospedeiro, momento da infecção ou presença de outros fatores e condições desconhecidos até o momento. Por isso, é fundamental continuar os estudos para descrever melhor a história natural dessa doença”.

(Ministério da Saúde – Protocolo de vigilância e resposta à ocorrência de microcefalia relacionada à infecção pelo vírus zika, 2015).

Sobre a replicação viral, é INCORRETO afirmar que

Resposta:

A alternativa correta é letra D) todos os vírus devem transcrever o tRNA que será traduzido pelos ribossomos do hospedeiro: então, os vírus são parasitas da maquinaria de síntese proteica da célula.

Essa questão exige conhecimentos sobre vírus.


COMANDO:

Sobre a replicação viral, é INCORRETO afirmar que


ALTERNATIVAS:

 
  •  o genoma viral é de DNA ou de RNA.

CORRETA. De fato, os vírus podem apresentar genoma de DNA ou de RNA.

 
  •  na célula hospedeira o genoma viral direciona a síntese dos componentes necessários para a produção de novos virions, que são veículos para transmissão do genoma viral para a próxima célula hospedeira ou organismo.

CORRETA. O vírion é a forma extracelular infectante do vírus. Para que o vírus possa continuar seu ciclo de vida, o seu vírion deve infectar a célula, injetando seu genoma nela, o qual, por sua vez, redireciona a maquinaria celular para a produção dos componentes de novos vírions e sua montagem.

 
  •  todos os genomas virais são parasitas moleculares obrigatórios que somente se tornam funcionais após se replicarem em uma célula.

CORRETA. De fato, a característica clássica dos vírus é o fato de serem parasitas intracelulares obrigatórios, a nível molecular, pois seus genomas necessitam da maquinaria molecular de uma célula para se tornar ativos e se replicar.

 
  •  todos os vírus devem transcrever o tRNA que será traduzido pelos ribossomos do hospedeiro: então, os vírus são parasitas da maquinaria de síntese proteica da célula.

INCORRETA. Os vírus que possuem RNA como genoma devem transcrevê-lo de forma reversa em DNA. Esse RNA, que deve ser transcrito, é do tipo mensageiro, e não transportador. Para isso, esses vírus contêm ou codificam a transcriptase reversa, uma enzima retroviral que produz uma cópia de DNA utilizando RNA como molde. Além disso, nem todos os vírus precisam realizar o citado processo, mas sim somente aqueles denominados retrovírus.


FONTE: MADIGAN, Michael T. et al. Microbiologia de Brock. 14 ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *