Sobre o ciclo de replicação do vírus Zika, analise a figura abaixo:
É possível concluir que esse vírus:
- A) possui genoma de DNA.
- B) apresenta ciclo lisogênico.
- C) não possui capsídeo ou envelope viral.
- D) sintetiza proteínas virais no ribossomo celular.
- E) penetra o núcleo para utilização de enzimas celulares.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) sintetiza proteínas virais no ribossomo celular.
Gabarito da banca: Letra "D"
Entendimento: Letra "D"
Acompanhe minha análise:
a) possui genoma de DNA.
ERRADA.
O vírus Zika (VZIK) é um arbovírus composto de RNA da família Flaviviridae (gênero Flavivirus), que é a mesma família que inclui o vírus da dengue e chikungunya. A transmissão é feita pelo mosquito Aedes e mostra potencial associação com complicações neurológicas e autoimunes, como microcefalia congênita, distúrbio da paralisia do adulto e síndrome de Guillain-Barré.
Referência: WERNER-JR, H. Infecção pelo vírus Zika. Radiologia Brasileira, v. 52, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842019000600003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 13 mar. 2021.
b) apresenta ciclo lisogênico.
ERRADA. O ciclo é lítico. Anote aí:
Dentro da célula, o genoma do RNA viral é liberado para o citoplasma, ou compartimento principal preenchido por fluido, da célula. Ali, a molécula de RNA é "lida" (traduzida) por enzimas na célula para produzir uma longa proteína, a qual é cortada em um número de proteínas menores [...]. Algumas dessas proteínas são componentes estruturais necessários para fazer novas partículas virais, como o capsídeo e envelope proteicos. Outras proteínas virais copiam e processam o genoma do RNA.
Proteínas virais e cópias do genoma do RNA viral se agregam na superfície do retículo endoplasmático (RE), um compartimento membranoso que é parte do sistema exportador da célula. Novas partículas virais saem do interior do RE, levando um pequeno fragmento da membrana do RE junto à elas. Esta membrana "roubada" formará o envelope viral. As partículas, então, viajam através de outra estrutura, o aparato de Golgi, onde são submetidas a mais processamentos antes de serem liberadas na superfície celular. Partículas virais lançadas podem infectar outras células, continuando o ciclo infeccioso.
Referência: KHAN ACADEMY. A biologia do vírus Zika. 2016. Disponível em: https://pt.khanacademy.org/science/biology/biology-of-viruses/virus-biology/a/what-is-zika-virus. Acesso em: 13 mar. 2020.
c) não possui capsídeo ou envelope viral.
ERRADA.
A capa proteica que circunda o genoma viral é denominada capsídeo. Dependendo do tipo de vírus, o capsídeo pode ter a forma de bastão, ser poliédrico ou apresentar forma mais complexa (como o T4). Os capsídeos são constituídos por um grande número de subunidades proteicas denominadas capsômeros, mas o número de diferentes tipos de proteínas em um capsídeo é pequeno. O vírus do mosaico do tabaco possui capsídeo rígido em forma de bastão, constituído por mais de uma centena de moléculas de um único tipo de proteína organizada em hélice. Por essa razão, os vírus em forma de bastão são normalmente denominados vírus helicoidais. (p. 394, grifo meu).
Referência: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
Veja o esquema:
Referência: WERNER-JR, H. Infecção pelo vírus Zika. Radiologia Brasileira, v. 52, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842019000600003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 13 mar. 2021.
d) sintetiza proteínas virais no ribossomo celular.
CORRETA. O esquema mostra esse processo.
e) penetra o núcleo para utilização de enzimas celulares.
ERRADA. O vírus utiliza as proteínas disponíveis no citoplasma da célula.
Deixe um comentário