Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Os príons e os vírus são agentes infecciosos bastante diferentes que estão no centro de debates sobre a flexibilização do conceito de ser vivo. Ambos são capazes de causar a formação de cópias de si mesmo, o que poderia ser chamado de capacidade reprodutiva, uma característica básica dos seres vivos.

Entretanto, príons e vírus não apresentam ambas as características:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Organização celular e metabolismo.

 

Os príons são proteínas infecciosas que não possuem ácido nucleico, não possuem a capacidade de realizar metabolismo ou de organizar-se em estruturas celulares complexas. Os vírus, por outro lado, são agentes infecciosos que possuem ácido nucleico, mas não possuem organização celular. Eles são capazes de se replicar dentro de células hospedeiras, utilizando as estruturas e os processos metabólicos da célula hospedeira.

 

A alternativa (a) está correta, pois príons e vírus não possuem organização celular nem metabolismo, sendo características exclusivas de seres vivos. 

 

b)  Constituição genética e nutrição exógena.
Incorreta: Tanto príons quanto vírus possuem constituição genética, mas apenas os vírus requerem nutrição exógena. Portanto, a constituição genética está presente em ambos, mas a nutrição exógena está ausente nos príons.

 

c)  Presença de aminoácidos e ácidos nucléicos.
Incorreta: Ambos príons e vírus possuem ácidos nucléicos, mas apenas os vírus possuem aminoácidos. Portanto, a presença de aminoácidos está ausente nos príons.

 

d)  Compartimentalização de espaços internos e simbiose.
Incorreta: Tanto príons quanto vírus não possuem compartimentalização de espaços internos; mas os vírus são considerados agentes simbióticos, e em algumas situações, eles e o hospedeiro podem estabelecer uma convivência pacífica por longos períodos, participando de um processo de simbiose. Em certas condições, o DNA viral pode ser integrado aos genes transportados pelos espermatozoides e óvulos, sendo transmitido às novas gerações. Essa interação é crucial para a evolução e plasticidade do genoma. A simbiose é caracterizada como uma associação de longo prazo entre dois organismos de espécies diferentes, podendo ser benéfica ou não para ambos os indivíduos envolvidos

 

e)  Capacidade de interagir com outros seres e núcleo celular.

Incorreta: Ambos príons e vírus podem interagir com outros seres, mas os príons são apenas proteínas.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *