Anualmente, o número de casos de dengue aumenta substancialmente no Brasil, mas ainda não há uma vacina amplamente disponível. Quatro sorotipos do vírus circulam no país e são todos transmitidos pelas fêmeas do mosquito Aedes aegypti. Os casos mais graves evoluem para a fase hemorrágica, que pode levar à morte por choque hipovolêmico. Muitos desses casos acontecem quando o indivíduo contrai a doença pela segunda vez com um sorotipo diferente daquele contra o qual já produziu anticorpos.
O que tem dificultado o desenvolvimento de uma vacina para essa doença é a
- A) resistência do homem contra antígenos específicos do vírus.
- B) baixa resposta imunogênica da espécie humana contra o vírus.
- C) obtenção de antígenos que representem os quatro sorotipos do vírus.
- D) reação cruzada de anticorpos produzidos pelo indivíduo contra outros vírus.
- E) ausência de resposta imune dos indivíduos após a primeira infecção pelo vírus.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) obtenção de antígenos que representem os quatro sorotipos do vírus.
a) resistência do homem contra antígenos específicos do vírus.
INCORRETA: Essa não é uma dificuldade primária no desenvolvimento de vacinas para a dengue. Na verdade, a maior preocupação está relacionada à complexidade do vírus, que possui quatro sorotipos diferentes.
b) baixa resposta imunogênica da espécie humana contra o vírus.
INCORRETA: A eficácia da resposta imunológica pode variar entre indivíduos e em alguns casos a resposta imune pode não ser tão robusta quanto o desejado, mas a questão central na dificuldade de desenvolvimento da vacina para a dengue não é tanto a falta de resposta imunológica, mas sim a complexidade do próprio vírus. A dengue é causada por quatro sorotipos diferentes do vírus, e uma das principais preocupações no desenvolvimento de uma vacina é garantir que ela seja eficaz contra todos esses sorotipos. Isso porque uma resposta imune eficaz contra um sorotipo pode não fornecer proteção suficiente contra os outros sorotipos, e uma resposta imune subótima pode até mesmo predispor a complicações graves, como a dengue hemorrágica, em uma infecção subsequente com um sorotipo diferente.
c) obtenção de antígenos que representem os quatro sorotipos do vírus.
CORRETA: Esta é uma das principais dificuldades no desenvolvimento de uma vacina para a dengue. O vírus da dengue possui quatro sorotipos diferentes (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), e é crucial que a vacina seja capaz de proteger contra todos esses sorotipos. Isso significa que os pesquisadores precisam identificar antígenos que sejam comuns a todos os sorotipos e que possam ser utilizados para desenvolver uma vacina eficaz.
d) reação cruzada de anticorpos produzidos pelo indivíduo contra outros vírus.
INCORRETA: A reação cruzada ocorre quando os anticorpos produzidos em resposta a um vírus são capazes de reconhecer e reagir com proteínas de vírus semelhantes, mesmo que sejam de diferentes cepas ou espécies. Isso pode ser problemático no desenvolvimento de vacinas, pois os anticorpos gerados podem, por vezes, neutralizar não apenas o vírus-alvo, mas também outros vírus, potencialmente afetando a resposta imunológica em relação ao vírus desejado. No contexto da dengue, a reação cruzada é uma consideração importante, uma vez que existem quatro sorotipos diferentes do vírus, e uma resposta imunológica contra um sorotipo pode não fornecer proteção adequada contra os outros sorotipos. No entanto, enquanto a reação cruzada é uma preocupação, não é a principal dificuldade no desenvolvimento da vacina para a dengue.
e) ausência de resposta imune dos indivíduos após a primeira infecção pelo vírus.
INCORRETA: Na realidade, a maioria das pessoas infectadas desenvolve uma resposta imunológica, que geralmente fornece imunidade contra o sorotipo específico do vírus que causou a infecção. A principal dificuldade está em garantir que a vacina seja eficaz contra todos os sorotipos do vírus da dengue, especialmente porque uma segunda infecção com um sorotipo diferente pode levar a complicações graves, como a dengue hemorrágica.
Deixe um comentário