A região Norte acumula 74 % do total de casos de hepatite D (ou Delta) notificados no Brasil, ao longo do último ano.
O vírus da hepatite D caracteriza-se por
- A) pertencer a família Picornaviridae.
- B) ser um vírus esférico de 97 nanômetros de diâmetro.
- C) apresentar um genoma composto por um DNA circular e parcialmente duplicado.
- D) apresentar um genoma composto de aproximadamente 3.200 pares de bases.
- E) ser dependente de proteínas do envelope do vírus da hepatite B para replicação.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) ser dependente de proteínas do envelope do vírus da hepatite B para replicação.
Sobre o vírus da hepatite D, cada uma das alternativas são analisadas e comentadas:
a) pertencer a família Picornaviridae.
INCORRETA: Na realidade, o vírus da hepatite D pertence à família Deltaviridae. A família Picornaviridae engloba um grupo diferente de vírus, que inclui patógenos como o vírus da poliomielite, o vírus da hepatite A e o rinovírus, entre outros.
b) ser um vírus esférico de 97 nanômetros de diâmetro.
INCORRETA: o vírus da hepatite D não possui uma forma esférica. Ele é encapsulado dentro das partículas virais formadas a partir das proteínas do envelope do vírus da hepatite B (VHB), sendo assim, sua forma depende da estrutura dessas partículas. Mas sabe-se que é menor que o tamanho do vírus da hepatite B, que possui aproximadamente 42 nanômetros de diâmetro.
c) apresentar um genoma composto por um DNA circular e parcialmente duplicado.
INCORRETA: o genoma do vírus da hepatite D é composto por RNA de cadeia única negativa. O vírus da hepatite D é único entre os vírus da hepatite em ter um genoma de RNA de cadeia única negativa.
d) apresentar um genoma composto de aproximadamente 3.200 pares de bases.
INCORRETA: Na verdade, o genoma do vírus da hepatite D é relativamente pequeno, composto por aproximadamente 1.700 nucleotídeos. Esse genoma codifica uma única proteína, a proteína delta, que é essencial para a replicação viral e para a formação de novas partículas virais.
e) ser dependente de proteínas do envelope do vírus da hepatite B para replicação.
CORRETA: O vírus da hepatite D é único entre os vírus da hepatite, pois requer a presença do vírus da hepatite B (VHB) para se replicar. O vírus da hepatite D (VHD) é um vírus defeituoso que não pode completar seu ciclo de replicação sem a presença do vírus da hepatite B (VHB). Isso ocorre porque o VHD requer proteínas do envelope do VHB para realizar a montagem de suas partículas virais e para a entrada nas células hospedeiras. Sem a presença do VHB e suas proteínas de envelope, o VHD não pode realizar com sucesso a ligação e entrada na célula hospedeira, nem pode formar novas partículas virais.
Referências: Fonseca, J. C. F. da (2002). Hepatite D. Revista Da Sociedade Brasileira De Medicina Tropical, 35(2), 181–190.
Deixe um comentário