Arbovírus são assim designados porque parte de seu ciclo de replicação ocorre nos insetos; esses vírus podem ser transmitidos aos seres humanos. O Ministério da Saúde alertou para o controle das arboviroses e o risco de epidemias sazonais no Brasil em 2020. Assinale a alternativa correta.
- A) O vírus da febre amarela e o zika vírus podem ser transmitidos pela picada do mosquito Culex. Para ambos os casos não existe vacina, sendo considerada profilática a erradicação do inseto vetor e de suas larvas.
- B) O vírus da dengue e o zika vírus podem ser transmitidos pela picada do mosquito Aedes aegypti. A eliminação do inseto vetor e a eliminação dos focos de criação das larvas são medidas profiláticas.
- C) O vírus da febre amarela e o da chikungunya podem ser transmitidos pela picada do mosquito Aedes aegypti. Para ambos os casos, foram desenvolvidas vacinas e o controle do inseto vetor não é considerado uma medida profilática.
- D) O vírus da chikungunya e o da dengue podem ser transmitidos pela picada do mosquito Culex. A erradicação do inseto vetor e a eliminação das larvas são consideradas medidas profiláticas.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) O vírus da dengue e o zika vírus podem ser transmitidos pela picada do mosquito Aedes aegypti. A eliminação do inseto vetor e a eliminação dos focos de criação das larvas são medidas profiláticas.
A alternativa a) está incorreta. O vírus da febre amarela e o zika vírus podem ser transmitidos pelo Aedes aegypti, ou no caso da febre amarela também pode ser transmitido pelo gênero Haemagogus. Há vacina para a febre amarela e ambos tem como medida profilática o controle do ciclo de vida do mosquito.
A alternativa b) é a correta. Ambos são transmitidos pelo mesmo mosquito, especificamente pela fêmea que é hematófaga. A forma de controle das doenças é o combate aos focos de criação que interrompe o clico de vida dos vetores.
A alternativa c) está incorreta. O erro está em afirmar que não há vacina para a febre amarela e desconsiderar que o controle de vetores é uma medida protetiva.
A alternativa d) está incorreta. O erro consiste de que na verdade ambos os vírus são transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti.
Deixe um comentário