Sobre o novo coronavírus (2019-nCoV), analise o infográfico abaixo.
Fonte: https://g1.globo.com/ciencia-e-
saude/noticia/2020/02/12/brasil-investiga-11-casos-suspeitos-de-coronavirus.ghtml
Analisando os dados acima, pode-se concluir que:
- A) ambientes confinados com grande número de pessoas favorecem o contágio, pois o vírus se propaga até, no máximo, um metro de distância.
- B) o contato com animais silvestres infectados explicaria o início da pandemia em países asiáticos, mas não na Europa e na América do Sul.
- C) a febre é um sintoma característico de pacientes infectados com 2019-nCoV, devendo ser procurado, imediatamente, o serviço de saúde.
- D) a lavagem das mãos e a utilização de álcool-gel visam evitar que o vírus penetre células da epiderme e inicie seu ciclo de replicação.
- E) a quarentena por quatorze dias é recomendada para pessoas sintomáticas ou cujo teste rápido de diagnóstico da doença tenha indicado resultado positivo para o anticorpo IgG anti-nCoV.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) o contato com animais silvestres infectados explicaria o início da pandemia em países asiáticos, mas não na Europa e na América do Sul.
Gabarito da banca: Letra "B"
Entendimento: Letra "B"
Acompanhe minha análise:
a) ambientes confinados com grande número de pessoas favorecem o contágio, pois o vírus se propaga até, no máximo, um metro de distância.
ERRADA. Mesmo ao ar livre, uma pessoa com COVID-19 pode infectar outra pessoa a uma distância de dois metros.
b) o contato com animais silvestres infectados explicaria o início da pandemia em países asiáticos, mas não na Europa e na América do Sul.
CORRETA. Sim, houve o contato com animais silvestres (que são reservatórios de micro-organismos).
c) a febre é um sintoma característico de pacientes infectados com 2019-nCoV, devendo ser procurado, imediatamente, o serviço de saúde.
ERRADA. A febre é um sintoma comum a diversas infecções. No caso do novo coronavírus, os sintomas clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado comum, quais sejam, febre de início súbito, acompanhada de tosse, dor de garganta e pelo menos um dos sintomas: dor de cabeça, dor muscular e dor articular. Alguns podem apresentar ainda sintomas gastrointestinais.
d) a lavagem das mãos e a utilização de álcool-gel visam evitar que o vírus penetre células da epiderme e inicie seu ciclo de replicação.
ERRADA. Visa evitar que o vírus permaneça na superfície das mãos e seja espalhado através do contato com outras pessoas.
e) a quarentena por quatorze dias é recomendada para pessoas sintomáticas ou cujo teste rápido de diagnóstico da doença tenha indicado resultado positivo para o anticorpo IgG anti-nCoV.
ERRADA. Para aqueles que estão assintomáticos, o período é de sete dias, já nos casos em que o infectado apresenta sintomas leves e moderados, a recomendação é de dez dias. Os prazos passam a contar a partir da confirmação por meio de um teste PCR (padrão ouro) ou antígeno. Os anticorpos IgG são produzidos posteriormente à exposição a um agente externo. Eles indicam que a infecção se deu há algum tempo e, portanto, que a pessoa deve ter adquirido imunidade ao novo coronavírus. Por outro lado, os anticorpos IgM são os que aparecem primeiro, sendo relacionados a infecções recentes. Muitas vezes, sua presença sinaliza que o paciente está na primeira fase da doença, ou seja, ainda possui o vírus.
Deixe um comentário