Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O novo coronavírus (2019-nCoV) se disseminou por todo o mundo causando mortes em diversos países. Análises recentes mostraram que esse vírus é uma variedade com 88% de semelhança genética com coronavírus derivados de morcegos coletados na China, sugerindo que teria evoluído desses últimos.

Fonte: Adaptado de https://revistapesquisa.fapesp.br/2020/

02/06/analises-geneticas-indicam-morcegos-como-provavel-origem-do-novo-coronavirus/

Considerando as informações no texto acima, analise as seguintes afirmativas:

1) Morcegos não poderiam ser vetores diretos do 2019-nCoV para seres humanos, uma vez que não há 100% de semelhança genética entre os coronavírus de morcegos e de humanos.

2) Há diferentes mutações no 2019-nCoV de humanos e coronavírus de morcegos que, possivelmente, ocorreram a fim de favorecer a rápida disseminação e a letalidade desse vírus em ambos: humanos e morcegos.

3) As mutações favorecem o surgimento ao acaso de novos vírus, os quais podem ser transmitidos entre espécies diferentes facilitando sua disseminação e perpetuação em um contexto evolutivo.

Está(ão) correta(s):

Resposta:

ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

Gabarito da banca: ANULADA

Entendimento:  ANULADA


Acompanhe minha análise:

 

ERRADA. Não é necessário que um vetor tenha semelhança genética com o hospedeiro para transmitir o agente etiológico.

 

ERRADA. As mutações não ocorrem com objetivos pré-definidos, ou seja, com metas. As mutações simplesmente acontecem e, assim, tanto podem ser favoráveis aos indivíduos quanto prejudiciais aos indivíduos. É mais comum que levem a prejuízos. Em outras palavras, as mutações são eventos estocásticos (aleatórios) cujas consequências não podemos prever. Só sabemos as consequências depois que as mutações ocorrem.

 

ERRADA. Favorecem o surgimento de novas variantes ou novas cepas. Anote aí:

Mutação é uma mudança na sequência de DNA ou RNA, que pode ser benéfica, maléfica ou neutra. Os vírus sofrem mutações à medida que se replicam, processo que requer cópia da informação genética. Nesse processo, podem ocorrer mutações no material genético. Até o final de janeiro, foram identificadas cerca de 4 mil mutações apenas na proteína Spike do Sars-CoV-2, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Se a mutação afeta a parte do vírus que é usada na vacina ou que é usada pelo sistema imunológico para neutralizar o vírus, uma variante pode se tornar uma cepa. Nesses casos, a vacina não fornece mais uma resposta eficaz à nova cepa do mesmo vírus, como ocorre com o vírus da gripe, sendo necessária nova vacinação. Segundo o pesquisador Felipe Naveca, da Fiocruz Amazônia, ”a mutação é a base para tudo. Então, as mutações é que vão levar, por exemplo, a nova variante ou, se depois se essa variante passar a ser algo realmente importante, será classificada como uma linhagem”. (grifo meu).

Referência: Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/o-que-sao-mutacoes-linhagens-cepas-e-variantes-1. Acesso em: 25 jul. 2022.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *