É fato que a infecção pelo SARS-CoV-2 tem efeitos distintos em diferentes pessoas. Enquanto algumas, rapidamente desenvolvem manifestações graves da COVID-19, precisam ser internadas e demoram em se recuperar, a maioria é de casos mais leves que podem ser tratados em casa. Além disso, sabemos que existem pessoas que não apresentam sintomas. O que ainda não se sabe é se existem indivíduos que são resistentes e nem chegam a ser infectados.
REINACH, Fernando. A chegada do novo coronavírus ao Brasil. São Paulo: Companhia das Letras. E-book, 2020. P.109.Adaptado.
As diferenças de grau e de intensidade da infecção causada pelo SARS-CoV-2 entre os indivíduos infectados ocorrem, entre outras causas, devido
- A) à menor eficiência do sistema imunitário em limitar a reprodução viral nos indivíduos mais sintomáticos para a doença.
- B) à maior capacidade de destruição, pelos basófilos, das partículas virais durante a formação da memória imunológica em indivíduos assintomáticos.
- C) à imunidade gerada nos indivíduos assintomáticos, em consequência de uma infecção prévia causada pelo vírus influenza, causador da gripe em humanos.
- D) à diversidade de proteínas que cada vírus deve apresentar na composição de sua membrana plasmática.
- E) ao tipo de ácido nucleico (DNA ou RNA) presente na estrutura acelular do SARS-CoV-2, responsável pela infecção.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) à menor eficiência do sistema imunitário em limitar a reprodução viral nos indivíduos mais sintomáticos para a doença.
As diferenças de grau e de intensidade da infecção causada pelo SARS-CoV-2 entre os indivíduos infectados ocorrem, entre outras causas, devido
a) à menor eficiência do sistema imunitário em limitar a reprodução viral nos indivíduos mais sintomáticos para a doença.
CORRETA: a eficiência da resposta imunológica em diferentes organismos decorre de particularidades de cada indivíduo e de fatores como nutrição e estilo de vida.
b) à maior capacidade de destruição, pelos basófilos, das partículas virais durante a formação da memória imunológica em indivíduos assintomáticos.
INCORRETA: basófilos são células mais relacionadas com respostas alérgicas. As células de memória são células B que reconhecem antígenos específicos. Além disso, estudos apontam que a memória imunológica pode não ser significativa em assintomáticos.
c) à imunidade gerada nos indivíduos assintomáticos, em consequência de uma infecção prévia causada pelo vírus influenza, causador da gripe em humanos.
INCORRETA: A infecção prévia por vírus influenza não resulta em imunidade/memória imunológica ao SARS-CoV-2.
d) à diversidade de proteínas que cada vírus deve apresentar na composição de sua membrana plasmática.
INCORRETA: o conjunto de proteínas da membrana do vírus (que muda entre as variantes do SARS-CoV-2) será reconhecido de maneira similar pelo sistema imunológico humano. A intensidade e a eficiência da resposta imune é que pode variar entre os indivíduos infectados, em decorrência de particularidades de cada indivíduo e de fatores como nutrição e estilo de vida.
e) ao tipo de ácido nucleico (DNA ou RNA) presente na estrutura acelular do SARS-CoV-2, responsável pela infecção.
INCORRETA: isto não varia. O SARS-CoV-2 é um vírus de RNA de fita simples, ou seja, seu material genético é composto por um único filamento de RNA.
Deixe um comentário