Em relação às técnicas empregadas para o diagnóstico da SARS-CoV-2, assinale a alternativa INCORRETA.
- A) Os testes munocromatográficos utilizados, dependendo do tempo de manifestação dos primeiros sintomas, podem resultar em falsos negativos.
- B) O analisador genético ou sequenciador é o equipamento empregado para a realização da RTqPCR.
- C) Um resultado reativo para IgG e não reativo para IgM pode indicar doença na fase tardia ou convalescença.
- D) Um método com grande especificidade e sensibilidade para o diagnóstico desse vírus é o PCR quantitativo, empregando a Transcriptase Reversa.
- E) O resultado IgM reagente é compatível com a infecção na fase ativa.
Resposta:
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
Gabarito: Anulado
Justificativa: O SARS-CoV-2 corresponde a um vírus da família coronavírus, responsável pela pandemia de COVID-19. Quanto as metodologias de diagnóstico empregadas para essa doença, podem ser a partir de técnicas moleculares ou imunológicas.
A principal técnica molecular corresponde a técnica de RT-qPCR, sendo o padrão ouro para essa doença, com alta sensibilidade e especificidade em todas as fases da doença. A partir dela, ocorre a amplificação do material genético do vírus (PCR), em tempo real, tornando possível a quantificação da carga viral no organismo do paciente. Uma vez que esse vírus apresenta material genético do tipo RNA, ela também conta com a enzima transcriptase reversa, que realiza a conversão desse material em DNA, tornando possível a ação da enzima DNA polimerase para amplificação dessa fita.
Já as técnicas imunológicas são consideradas testes rápidos, com menor custo e maior facilidade de manuseio, com fácil leitura. O tipo mais empregado são os testes imunocromatográficos, no qual realiza a busca por anticorpos específicos no sangue do paciente, quando em contato com o vírus. Esses testes são específicos para anticorpos do tipo IgM ou IgG, no qual sinalizam uma infecção inicial ou mais tardia, respectivamente. Todavia, esses testes apresentam baixa sensibilidade, principalmente na fase inicial da doença, uma vez que ainda não houve tempo para produção de anticorpos suficientes para ser detectados pelo teste (janela imunológica), promovendo um resultado falso negativo, em que o vírus pode não ser detectado pelo teste, enquanto o indivíduo segue o transmitindo.
Dado os pontos citados acima, analisamos as alternativas apresentadas pela questão, no qual é possível afirmar que todas estão corretas. Pela ausência de uma alternativa incorreta (conforme solicitado no enunciado), a questão foi anulada.
Deixe um comentário