Nos últimos dias, o noticiário internacional foi tomado por um assunto urgente: o surgimento de um novo e misterioso agente causador de doença. Ele surgiu na China e é capaz de causar uma forte pneumonia e até levar a morte.
“A França confirmou dois casos da doença – os primeiros da Europa – nesta sexta-feira (24), nas cidades de Paris e Bordeaux. O Nepal também registrou sua primeira infecção.
O paciente internado em Bordeaux tem 48 anos e passou por Wuhan. Ele apresentou sintomas aos médicos na quinta-feira (23) e, desde então, está internado. Ele esteve em contato com cerca de 10 pessoas depois de sua chegada na França.”
(Adaptado de https://g1.globo.com/ciencia-e-
saude/noticia/2020/01/24/franca-e-nepal-confirmam-casos-de-
coronavirus-europa-registra-primeiras-infeccoes.ghtml)
O patógeno ao qual o texto faz referência é mais próximo em termos de parentesco ao causador do(a):
- A) Síndrome respiratória aguda grave (SARS).
- B) Peste negra.
- C) Cólera.
- D) Tétano.
- E) Gangrena gasosa.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Síndrome respiratória aguda grave (SARS).
Gabarito da banca: Letra "A"
Entendimento: Letra "A"
Acompanhe minha análise:
a) Síndrome respiratória aguda grave (SARS).
CORRETA. Estamos falando do novo coronavírus. Anote aí:
Coronavírus são RNA vírus causadores de infecções respiratórias em uma variedade de animais, incluindo aves e mamíferos. Sete coronavírus são reconhecidos como patógenos em humanos. Os coronavírus sazonais estão em geral associados a síndromes gripais. Nos últimos 20 anos, dois deles foram responsáveis por epidemias mais virulentas de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). A epidemia de SARS que emergiu em Hong Kong (China), em 2003, com letalidade de aproximadamente 10% e a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) que emergiu na Arábia Saudita em 2012 com letalidade de cerca de 30%. Ambos fazem parte da lista de doenças prioritárias para pesquisa e desenvolvimento no contexto de emergência.
O novo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, causador da doença COVID-19, foi detectado em 31 de dezembro de 2019 em Wuhan, na China. Em 9 de janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou a circulação do novo coronavírus. No dia seguinte, a primeira sequência do SARS-CoV-2 foi publicada por pesquisadores chineses. Em 16 de janeiro, foi notificada a primeira importação em território japonês. No dia 21 de janeiro, os Estados Unidos reportaram seu primeiro caso importado. Em 30 de janeiro, a OMS declarou a epidemia uma emergência internacional (PHEIC). Ao final do mês de janeiro, diversos países já haviam confirmado importações de caso, incluindo Estados Unidos, Canadá e Austrália. No Brasil, em 7 de fevereiro, havia 9 casos em investigação, mas sem registros de casos confirmados.
Referência: LANA, R. M. Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. Cad. Saúde Pública, v. 36, n. 3, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/csp/v36n3/1678-4464-csp-36-03-e00019620.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2020.
b) Peste negra.
ERRADA. É uma doença causada por bactéria. Anote aí:
Causada por uma bactéria transmitida por pulgas de animais pequenos (principalmente ratos), a peste bubônica foi uma das doenças mais temidas do mundo. Com sintomas que se assemelhavam aos da gripe, incluindo febre, dor de cabeça e vômito, a enfermidade evoluía para inflamação dos gânglios linfáticos e, sem tratamento, provocava morte de 30% a 90% dos infectados em um período de dez dias. Não à toa, a pandemia que assolou Europa, Ásia e África no século 14 e vitimou 50 milhões de pessoas (cerca de um terço da população europeia na época) ficou conhecida como “Peste Negra”.
Referência: MARASCIULO, M. Por que na peste bubônica médicos usavam máscaras com "bico de pássaro"? Galileu, 05 abr. 2020. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Historia/noticia/2020/04/por-que-na-peste-bubonica-medicos-usavam-mascaras-com-bico-de-passaro.html>. Acesso em: 01 ago. 2020.
c) Cólera.
ERRADA. É uma doença causada por bactéria (Vibrio cholerae).
d) Tétano.
ERRADA. É uma doença causada por bactéria (Clostridium tetani).
e) Gangrena gasosa.
ERRADA. A gangrena gasosa é uma infecção causada por bactérias do gênero Clostridium, especialmente o Clostridium perfringens e o Clostridium novyi, que produzem exotoxinas e gases.
Deixe um comentário