Alguns vírus necessitam de um hospedeiro, pois não conseguem sobreviver fora de um organismo. Outros são transmitidos por meio de vetores animais, principalmente insetos. Porém, alguns mantêm sua capacidade infectante, mesmo depois de permanecer fora de um hospedeiro, e o seu habitat é um ambiente não vivo, como o solo e a água de esgoto. Dos vírus transmitidos por esses meios, podemos citar os que causam:
- A) HIV.
- B) Gripe.
- C) Poliomielite.
- D) Febre amarela.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Poliomielite.
A questão exige conhecimento sobre a transmissão de doenças causadas por vírus, para identificar, dentre as alternativas, qual é a doença causada por um vírus que permanece infectante em ambientes externos aos organismos vivos/hospedeiros.
Avaliando as alternativas, podemos obter esta resposta, vejamos:
A alternativa A está errada, uma vez que o vírus do HIV, que causa a AIDS - Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é transmitido diretamente de hospedeiro para hospedeiro, pelo contato direto entre fluídos corporais sangue, sêmen ou fluidos vaginais, não sendo viável em ambientes externos.
A alternativa B está errada, pois a gripe também é transmitida de hospedeiro para hospedeiro, via trato respiratório, por meio de "spray", que são gotículas geradas durante tosses ou espirros que portam os vírus. Essas gotículas ficam suspensas por um curto período de tempo. Portanto, os vírus da gripe (Influenza) não tem como habitat natural um ambiente não vivo e sua capacidade infectante dura pouco tempo fora do corpo de um hospedeiro.
A alternativa C está certa, pois o vírus causador da Poliomielite (Poliovirus) é viável fora do organismo vivo, e é transmitido indiretamente entre hospedeiros, por meio de agentes não vivos (também chamamos de abióticos e/ou inanimados), como água e alimentos contaminados com o Poliovirus.
A alternativa D está errada, pois a febre amarela é transmitida indiretamente entre os seres humanos hospedeiros por meio de um vetor, não sendo o vírus causador da doença viável em elementos abióticos.
Os vetores são um organismos que servem como hospedeiros intermediários para que os vírus sobrevivam até infectarem novamente os hospedeiros definitivos. No caso da Febre amarela, os vírus causadores da doença (um Flavivirus sp.) têm como hospedeiro definitivo os seres humanos e como vetores mosquitos dos gêneros Haemagogus sp., Sabethes sp. ou Aedes aegypti, a depender da espécie do vírus, cuja a forma de transmissão é a picada do mosquito infectado.
Diante do exposto, o gabarito é a letra C.
Deixe um comentário