Mãe e filha chegaram ao hospital com os seguintes sintomas: febre, icterícias, dores de cabeça, vômito e diarreia. Após passarem por exames e a partir dos resultados, o médico pôde diagnosticá-las com febre amarela. Trata-se de um tipo de doença causada por um vírus que pode ser transmitido pelo Aedes Aegypti, e não há tratamento específico para a doença. Porém, ela pode ser controlada e eventualmente erradicada:
- A) Com a eliminação do artrópode infectado pelo vírus.
- B) Com antibióticos e vacinas aplicadas ainda na infância.
- C) Eliminando a água parada onde o molusco se desenvolve.
- D) Com tratamento de água e medidas de saneamento básico.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Com a eliminação do artrópode infectado pelo vírus.
Gabarito Letra A
Esta questão fala sobre a febre amarela, virose causada por um Flavivirus, transmitido aos seres humanos através de vetores, os mosquitos Aedes aegypti, no ciclo urbano e Haemagogus e o Sabethes no ciclo silvestre.
Vamos analisar as alternativas e encontrar qual contém formas de erradicar ou controlar a doença:
a) Com a eliminação do artrópode infectado pelo vírus.
CORRETA
Ao eliminar os mosquitos vetores, o vírus fica incapacitado de infectar os seres humanos.
b) Com antibióticos e vacinas aplicadas ainda na infância.
ERRADA
Os antibióticos não são eficientes no tratamento e nem prevenção de doenças virais pois são fármacos eficientes no combate à bactérias. As vacinas contra a febre amarela são apicadas em populações de áreas de risco.
c) Eliminando a água parada onde o molusco se desenvolve.
ERRADA
Eliminando água parada está correto pois os mosquitos vetores utilizam a água para postura dos seus ovos, no entanto, não são moluscos e sim artrópodes.
d) Com tratamento de água e medidas de saneamento básico.
ERRADA
O tratamento de água e saneamento básico não são suficientes para erradicar a febre amarela pois os mosquitos vetores também põem seus ovos em água limpa, inclusive preferem a água limpa. O problema está em manter a água parada sem proteção.
Deixe um comentário