Continua após a publicidade..
Zoonoses são doenças típicas de animais que podem ser transmitidas aos seres humanos e vice-versa. Uma zoonose causada por vírus é a:
- A) cólera.
- B) raiva.
- C) toxoplasmose.
- D) leptospirose.
- E) febre maculosa.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) raiva.
A questão quer uma zoonose causada por vírus:
a) cólera. ERRADA
-
Cólera → Vibrio cholerae : bactéria do gênero Vibrio. As cerca de 30 espécies incluídas nesse gênero são bastonetes gram-negativos, anaeróbios facultativos, móveis, curvados em forma de vírgula. A V.cholerae é morfologicamente classificada como uma bactéria monotríquia, pois só tem um flagelo, localizado em uma de suas extremidades.
Esta bactéria aquática se desenvolve bem em ambientes alcalinos como lagoas rasas e portos marinhos. A toxina produzida por ela causa hipersecreção de cloro (e por consequência da osmose, água) no intestino grosso, levando a um quadro de diarreia aguda e desidratação. Outra bactéria do gênero Vibrio que também causa doenças gastrointestinais é a V. parahaemolyticus (Fonte: Parker, Nina; Schneegurt, Mark; Thi Tu, Anh-Hue; Forster, Brian M.; Lister, Philip. Microbiology (pp. 161-162). OpenStax College. Edição do Kindle).
b) raiva. CERTA
- Raiva ⇒ causada pelo vírus Rabies virus (gênero Lyssavirus). Há prevenção do contágio através da vacinação. Um indivíduo também pode ser imunizado com a vacina após exposto ao vírus. Contudo, uma vez que o quadro sintomático aparece, normalmente não há mais cura (existem protocolos para tentativa de tratamento, contudo as taxas de sucesso são muito baixas).
c) toxoplasmose. ERRADA
- Toxoplasmose ⇒ causada por um protozoário, o Toxoplasma gondii. Este é um parasita intracelular obrigatório. O Hospedeiro intermediário (aves, humanos e outros mamíferos ) ingere os oocistos excretados nas fezes de gatos ou ingere cistos, presentes na carne de animais contaminados. Dentro do organismo esses oocistos liberam esporozoítos que invadem células do epitélio intestinal. A partir daí, o protozoário assume uma nova forma, passando a ser denominado de taquizoíta (em virtude de rápida multiplicação dessas células). Estes se disseminam através do sangue e do sistema linfático para outros tecidos, de forma rápida e agressiva (fase aguda da doença), disparando uma resposta imunológica forte por parte do organismo. A essa resposta imunológica o protozoário responde assumindo uma nova forma, bradizoíta, na qual ele se reproduz bem mais lentamente e forma cistos nos tecidos que infectou (fase crônica).
d) leptospirose. ERRADA
-
Leptospirose ⇒ As bactérias do gênero Leptospira são geralmente espiroquetas inofensivos, comumente encontradas no solo. Contudo, há algumas espécies patogênicas (Leptospira interrogans) que causam uma infecção chamada leptospirose, a qual afeta os rins e outros órgãos. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, calafrios, vômtos, diarréia e dores musculares. Se a infecção não for tratada, o quadro progride, afetando o funcionamento dos rins e do fígado, podendo desencadear meningites. Quando ocorre dos rins e do fígado ficarem seriamente afetas, há a chamada forma grave, também denominada doença de Weil. Síndromes hemorrágicas nos pulmões e icterícia também podem ocorrer.
A bactéria é encontrada em vários animais como cachorros, cavalos, bois, porcos e roedores. Ela é excreta pela urina destes seres. Desta forma, humanos podem ser infectados com a bactéria através do contato com solo ou água contaminados, o que costuma acontecer quando se nada em rios ou lagos, durante inundações (águas contaminadas com urina de ratos, em meios urbanos) ou ainda pelo contato direto com fluidos corporais que contenham a bactéria. Esta consegue entrar no corpo através das mucosas, de feridas na pela ou por ingestão.
Fonte: Parker, Nina; Schneegurt, Mark; Thi Tu, Anh-Hue; Forster, Brian M.; Lister, Philip. Microbiology (p. 1015). OpenStax College. Edição do Kindle.
e) febre maculosa. ERRADA
-
Febre maculosa → causada por uma bactéria do gênero Rickettsia e transmitida pela picada do carrapato, sendo que no Brasil os principais são aqueles do gênero Amblyomma. Essas bactérias são parasitas intracelulares obrigatórios. Fora da célula hospedeira, são metabolicamente inativas, pois são incapazes de sintetizar seus próprios ATPs, portanto são totalmente dependentes de outras células para suprir suas necessidades energéticas.
Fonte: Parker, Nina; Schneegurt, Mark; Thi Tu, Anh-Hue; Forster, Brian M.; Lister, Philip. Microbiology (p. 157). OpenStax College. Edição do Kindle.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário