Sobre a diferença entre a Febre Amarela Urbana e a Febre Amarela Silvestre, assinale a afirmativa correta.
- A) Na cidade, a doença é transmitida somente pelo Aedes aegypti, que transmite apenas o vírus da dengue. Na área silvestre, os transmissores são os macacos e os mosquitos dos gêneros Lutzomyia e Sabethes.
- B) Na cidade, a doença é transmitida pelo Aedes aegypti, que transmite também os vírus da dengue, da zika e da chikungunha. Na área silvestre, os transmissores são os macacos e os mosquitos dos gêneros Aedes fluviatilis e Sabethes.
- C) Na cidade, a doença é transmitida pelo Aedes aegypti, que transmite também os vírus da dengue, da zika e da chikungunha. Na área silvestre, os transmissores são os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes.
- D) Na cidade, a doença é transmitida somente pelo Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue, da zika e da chikungunha. Na área silvestre, os transmissores são os macacos e os mosquitos dos gêneros Lutzomyia e Sabethes.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Na cidade, a doença é transmitida pelo Aedes aegypti, que transmite também os vírus da dengue, da zika e da chikungunha. Na área silvestre, os transmissores são os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes.
Gabarito: Letra C.
c) Na cidade, a doença é transmitida pelo Aedes aegypti, que transmite também os vírus da dengue, da zika e da chikungunha. Na área silvestre, os transmissores são os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes.
CORRETA.
A febre amarela é uma doença causada por um vírus de RNA pertencente a Família flavivírus. Essa doença é transmitida para humanos e primatas através da picada por um mosquito infectado com o vírus. A febre amarela pode ser transmitida pelos mosquitos das espécies Haemagogus, Sabethes e Aedes aegypt, entre esses o Aedes aegypti, que também transmite a dengue, zika e chikungunha, será o vetor responsável pela febre amarela urbana, enquanto as outras duas espécies, Haemagogus e Sabethes, serão responsáveis pela contaminação de pessoas e primatas nas áreas silvestres, pois são espécies que vivem predominantemente em áreas de mata.
Análise das demais alternativas:
a) Na cidade, a doença é transmitida somente pelo Aedes aegypti, que transmite apenas o vírus da dengue. Na área silvestre, os transmissores são os macacos e os mosquitos dos gêneros Lutzomyia e Sabethes.
INCORRETA.
A febre amarela urbana é transmitida pelo Aedes aegypti, porém esse além de transmitir a febre amarela e a dengue também é responsável pela transmissão de zika e chikungunha. Quanto as áreas silvestres os mosquitos transmissores são pertencentes as espécies Haemagogus e Sabethes, Lutzomyia não transmite essa doença e os macacos, por sua vez, não transmitem a febre amarela para humanos, pois é necessário ter o mosquito como vetor do vírus. Os macacos, assim com os humanos são contaminados através da picada do mosquito, esses animais são de grande importância na detecção da ocorrência dessa doença, pois são um forte indicador de que o vírus está circulando, permitindo assim, que as pessoas sejam avisadas e se previnam, através da vacinação, para que não se contaminem.
b) Na cidade, a doença é transmitida pelo Aedes aegypti, que transmite também os vírus da dengue, da zika e da chikungunha. Na área silvestre, os transmissores são os macacos e os mosquitos dos gêneros Aedes fluviatilis e Sabethes.
INCORRETA.
Como dito anteriormente os macacos não transmitem febre amarela e os mosquitos responsáveis por propagar a febre amarela silvestre são das espécies Haemagogus e Sabethes, já a espécie Aedes fluviatilis não transmite essa doença na área silvestre nem na área urbana.
d) Na cidade, a doença é transmitida somente pelo Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue, da zika e da chikungunha. Na área silvestre, os transmissores são os macacos e os mosquitos dos gêneros Lutzomyia e Sabethes.
INCORRETA.
O erro nessa alternativa é afirmar que a doença é transmitida na área silvestre por macacos e por mosquitos da espécie Lutzomyia, pois os macacos não transmitem febre amarela e as espécies responsáveis pela propagação dessa doença em regiões silvestres são mosquitos da espécie Haemagogus e Sabethes.
Deixe um comentário